Buscar
  • Elisandra Rangel

Você Vai Se Impressionar Com a Importância Do Marketing Internacional Na Globalização Da Sua Marca

Atualizado: Abr 7



O Que é o Marketing?


O marketing nada mais é do que a realização de ações no mercado. Isto é, se pudéssemos traduzi-lo em uma palavra, poderíamos considerar que o marketing é quando você está “mercadeando” para trazer a melhor solução a empresa. Por mais que muitas pessoas acreditem que o marketing se baseia apenas em promoção ou propaganda, grandes instituições aprendem a utiliza-lo de maneira estratégica, entendendo qual é a necessidade e desejos do seu público-alvo, além de possibilitar vínculo direto com o cliente tendo intenção de fidelizá-lo a sua marca, etc.


Mas… e quando a empresa quiser usar o marketing para internacionalizar o seu produto/serviço? Como procurar o público-alvo? Como tornar o produto/serviço reconhecido em outros países? Como se posicionar em determinado mercado-alvo? Como escolher e administrar os canais através dos quais os produtos/serviços chegarão ao consumidor? Você vai se surpreender com a solução que iremos apresentar neste blog!


Marketing Internacional


Se você já pensou em internacionalizar a sua marca, é necessário que entenda um pouco mais sobre essa estratégia que irá alavancar o seu negócio globalmente. O marketing internacional ou globalizado é a aplicação das suas estratégias envolvendo o preço, produto, praça e promoção (4P’s do marketing) em outros países, sendo assim, é essencial que a sua marca tenha os 4P’s bem definidos, pois eles serão primordiais na internacionalização. Ademais, o marketing internacional também proporciona a valorização da sua marca em novos territórios a partir de uma pesquisa assertiva de posicionamento mercadológico internacional, ou seja, o investidor irá se posicionar dentro do mercado-alvo para internacionalizar seu produto.


É indispensável, entretanto, que exista uma boa estratégia para descobrir quem é o seu público/mercado-alvo, quais são os melhores países para você expandir a sua marca e quais são as melhores maneiras de chegar até esses lugares que tem culturas, costumes, linguagens, etc. diferentes.


Para que o marketing internacional seja bem estruturado, é imprescindível que o investidor também verifique se sua marca está nacionalmente posicionada dentro do mercado. Isso porque não adianta querer internacionalizar algo que não é bem estruturado em seu próprio país. Sendo assim, uma das maneiras de fazer essa verificação, é observando o micro e macro ambiente que envolvem o seu negócio, isto é, no micro ambiente, deve-se constatar se a empresa, os fornecedores, os distribuidores e revendedores e os consumidores-alvo estão alinhados com o objetivo da empresa. Já no macro ambiente, o investidor irá analisar as questões que estão fora do alcance do marketing, que afetam a empresa, porém não podem ser alterados por ela. Essas questões envolvem os aspectos: demográfico, natural, tecnológico, econômico, político/legal, geográfico, cultural e social.


A partir disso, o investidor terá uma visão maior e geral do seu posicionamento nacional no mercado. Depois, surgem as estratégias internacionais, que serão baseadas em um plano de marketing bem estruturado e estudo dos países no qual você irá internacionalizar o seu produto.


Plano De Marketing Internacional


O plano de marketing internacional será voltado para traçar as estratégias que envolvem as regiões em que o investidor irá atuar. Sendo assim, essa parte é essencial para definir os próximos passos da empresa em relação à globalização da marca. No plano, deve-se constar os objetivos da empresa em longo, médio e curto prazo, os indicadores de crescimento e evolução, o público-alvo que o investidor quer atingir em outros territórios, o posicionamento almejado, as estratégias e o cronograma para execução.


Assim como os estudantes se preparam para fazer provas, um investidor deve se preparar antes de internacionalizar o seu produto e investir no marketing internacional. Como já foi mencionado até agora, essas são as fases para ter um bom marketing internacional da sua marca:


1 – definir os 4P’s da marca;

2 – fazer uma análise micro e macro ambiente da empresa;

3 – estruturar a marca em seu território nacional de atuação;

4 – fazer um plano de marketing internacional;

5 – fazer uma pesquisa de mercado e público assertiva.


Benefícios De Internacionalizar a Sua Marca


Sabemos que a internacionalização é algo que causa bastante medo aos investidores, principalmente aos que estão no início de suas carreiras. Essa questão, entretanto, não deve impedir um investidor de expandir sua marca em escala internacional, pois atualmente, existem diversas maneiras de obter consultorias que auxiliam grandes, médias e pequenas empresas a obterem esse crescimento.


Em uma pesquisa da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) sobre Internacionalização de Empresas no Âmbito do Plano Nacional de Exportação, foi apontado que a expansão internacional em 83,6% das empresas estudadas foi altamente importante. Isso comprova os benefícios resultantes da globalização de empresas e seu marketing internacional.


Além disso, a globalização da sua marca e estruturação de um marketing internacional eficaz resultará em um posicionamento diferenciado no mercado nacional, tornando-se uma oportunidade para o crescimento do investidor e uma ameaça aos concorrentes.


Como Ter Auxílio Na Internacionalização Da Minha Marca?


A XPORT Jr. consultoria e suporte internacional oferece serviços excelentes em consultoria de planejamento de exportação, análise de mercado internacional e prospecção de mercados. Assim proporcionando ao cliente ter uma maior visão do mercado internacional, saber como se posicionar no mercado-alvo, selecionar os melhores países para a exportação e entender sobre a cultura e costumes desses países, tornando a introdução do produto de maneira mais assertiva nesse novo território.


Fale conosco clicando aqui !


71 visualizações0 comentário