Buscar
  • Gabriel Guilherme

Visto: Entenda Sua Relevância E Descubra O Mais Ideal Para Você!



Se você gostaria de realizar uma viagem internacional para conhecer, trabalhar ou fazer intercâmbio, saiba que um dos documentos com maior importância para fazer essa locomoção é o visto!


Sendo constantemente confundido com o passaporte, o visto tem também um papel importante, e sua ausência pode inibir o cidadão de efetivar sua viagem em alguns países, ou até mesmo de realizar certas atividades neste território caso possua o visto incorreto. Neste artigo iremos responder as principais dúvidas a respeito deste documento.


O Que É O Visto?


O visto é um dos principais documentos exigidos quando uma pessoa pretende entrar em um país que não seja de sua origem, e, podem ser solicitados em embaixadas e consulados.


Diferente do passaporte que funciona como um RG internacional, a finalidade do visto é dar permissão para a entrada, permanência (a permanência pode ser de curto prazo ou definitiva conforme o visto alvo) e saída de uma pessoa em um seleto território por um período estipulado.


Nele consta qual é a duração da estadia, o território que pode ser percorrido, as atividades que podem ser exercidas, o número de visitas que foram autorizadas e a validade. Ele costuma ser carimbado e/ou anexado no passaporte.


A atenção para esse documento deve ser primordial, pois, caso o cidadão entre em um país sem o visto, com ele inválido ou até mesmo realize certas atividades que não estão cobertas por esse visto, como trabalhar nesse território com um visto de estudante, essa pessoa poderá ser considerada um imigrante ilegal e estará sujeita a deportação (mas é claro que isto pode variar de país para país).


É necessário frisar que em geral, quando ocorre essa deportação, o sujeito fica impossibilitado de visitar esse país novamente, ou pode ser impedido por um longo período.


Este Documento É Exigido Em Todos Os Países?


Alguns territórios não requerem visto para nós brasileiros, o que permite o trânsito para visitação sem a necessidade deste documento por um período que pode ser de 10 a 180 dias (dependendo de qual é o local). Os territórios no qual ocorrem essa permissão a curto prazo são:


  • América Central: Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá.

  • América do norte: México.

  • América do Sul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

  • África: África do Sul, Botswana, Ilhas Seychelles, Marrocos, Namíbia, Senegal e Tunísia.

  • Ásia: Catar, Cingapura, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Hong Kong, Ilhas Maldivas, Israel, Macau, Malásia, Mongólia e Tailândia.

  • Europa: Albânia, Alemanha, Andorra, Áustria, Belarus, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia (ARJM), Malta, Mônaco, Montenegro, Moldávia, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Ucrânia e Vaticano.

  • Oceania: Ilhas Fiji, Ilhas Tuvalu, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, República do Palau, Samoa e Tonga.

  • Territórios no Caribe: Antígua e Barbuda, Aruba, Bahamas, Barbados, Curaçao, Dominica, Granada, Haiti, Jamaica, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas e Trindade e Tobago.

  • Países transcontinentais: Armênia, Cazaquistão, Chipre, Geórgia, Indonésia, Rússia e Turquia.


Vale ressaltar que mesmo sem a necessidade do visto para essas viagens, alguns países exigem que você prove que realmente é um visitante e não pretende morar no país, tendo que comprovar ter recursos suficientes para se manter, seja para hospedagens, alimentação ou algum outro meio de subsistência.

Como Saber Se Eu Posso Tirar O Visto E Quais São Suas Categorias?


São diversos os tipos de visto no qual os brasileiros podem retirar e usar para entrar em determinados países, mas para isso é necessário que se enquadrem em seus critérios. Pensando nisso, iremos abordar agora os principais tipos de visto:


  • Visto de turismo – Esse segmento é destinado a viagens de tempo estipulado para turismo, passeio e lazer, excluindo atividades de negócios, é um visto frequentemente procurado, ao qual é intencionado aos turistas.

  • Vistos de trânsito – Utilizado em casos nos quais é necessário a passagem pelo país para um destino que seja fora deste, geralmente são usados por comissários de bordo, motoristas, trabalhadores de companhias aéreas, embarcações, trens, e tripulação em geral.

  • Visto para estudos – Permite exclusivamente ao interessado, estudar em uma instituição de ensino no exterior, sendo de ensino médio ou superior.

  • Vistos de trabalho Temporário – Costuma ter uma longa duração e é destinado para trabalhadores que estejam aptos em algum cargo de trabalho do território alvo.

  • Visto de Negócios – Cedido a viagens em que o objetivo único é negócios, se estendendo a pesquisas, trabalhos de cunho voluntário e indivíduos que tenham relações com o comércio daquele território.

  • Visto de cortesia – Documento oficial que é concedido a autoridades, representantes de governos estrangeiros, organizações ou personalidades que não possuem o visto diplomático.

  • Visto em razões médicas/de saúde – Quando ocorre a necessidade de algum tratamento médico, diagnóstico, exame, internação e até mesmo quando se tem a necessidade de visitar alguém no hospital dentro desse território.

  • Visto diplomático – É um documento de índole oficial, e é concedido a portadores de passaporte diplomático.

  • Visto de Imigrante – Este documento funciona como uma qualificação jurídica, e permite que o portador do visto possa residir de forma permanente no país, são geralmente destinados para: exilados, investidores, cônjuge ou noivo de um cidadão do país alvo e laços familiares.


Vale lembrar que a validade dos vistos e a documentação exigida varia de acordo com o local de destino, pois, cada território possui um método de avaliação!


A XPORT Jr.


Diante disso, é possível perceber o quanto o visto é essencial para o planejamento de viagens que ultrapassam fronteiras, e nessa linha de raciocínio, nós da XPORT Jr. podemos lhe ajudar a tornar esse sonho realidade.


Com nossa equipe buscando sempre trazer as melhores soluções para os nossos clientes, conseguimos lhe oferecer um serviço eficiente e de qualidade sublime, evitando as dores de cabeça e facilitando todo o desenvolvimento desse processo, na XPORT Jr. seus sonhos são valiosos. Clique aqui para falar conosco.

91 visualizações
contato.xportjr@gmail.com
Rodovia BR 465, Km 7 - ICHS, UFRRJ, Seropédica
CNPJ: 20.994.947/0001-72
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn