Buscar
  • Amanda Sampaio

Por que Exportar o Artesanato Brasileiro?




O Artesanato Brasileiro é muito diversificado, indo de peças feitas de crochê, biscuit, velas aromáticas artesanais, a arte regional e muito mais. É um setor muito rico que possui um papel importante para o desenvolvimento do país, além do desenvolvimento local e do próprio artesão. Atualmente, com novas formas de promover esse setor e com o auxílio de feiras e eventos para exposição e venda de artesanato, é possível que o setor de artesanato se consolide no mercado global.

Mas quais são os incentivos para o artesão brasileiro e porque exportar artesanato? Venha saber mais sobre no artigo abaixo:


A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), em parecia com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), anunciou em um evento virtual promovido pelo Ministério da Economia realizado no dia 19 de Março de 2021, para comemorar o Dia do Artesão, novidades para o setor de artesanato. Foi anunciado um plano de ação para que busquem beneficiar mais de 163 mil artesãos que estão cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), até o final de 2022.


Através do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) - Criado em 1991 com o intuito de coordenar e desenvolver atividades para valorização do artesão brasileiro, elevando o nível cultural, profissional, social e econômico do artesão, além de buscar desenvolver e promover o artesanato - ainda para 2021 é esperado a continuidade das feiras artesanais, assim como apoio a esses eventos, que ocorrem em Brasília, Olinda e Belo Horizonte. Além de firmar uma parceria com o Mercado Livre, para que esses artesãos cadastrados no SICAB, tenham apoio para inserirem seus produtos nesta plataforma de vendas online.


“Vamos criar condições para o crescimento dos artesãos por meio de acesso a mercados, feiras, rodadas de negócio, formalização, capacitação, créditos e outras oportunidades que poderão estimular positivamente o setor e a economia do país.” ー Disse a Subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, Antônia Tallarida. Além de afirmar que esse é um passo muito importante para fortalecer o artesanato brasileiro, a Subsecretária também afirmou que o artesanato é uma das formas de expressão mais ricas da cultura e poder criativo de um povo.


Promoção do Artesanato Brasileiro no Exterior:


Vale ressaltar que o SEBRAE e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), - que atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira - vem com uma parceria de longa data para promover o artesanato brasileiro no exterior. Em 2017, 31 artesãos receberam o Prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato. A premiação que tinha o intuito de incentivar a comercialização de artesanato, trouxe pela primeira vez compradores estrangeiros para participarem. Dessa forma, esses 31 artesãos venderam mais de US $27 mil em produtos para dez compradores internacionais de artesanato, dentre eles, donos de galerias de arte e museus.


E em 2021, foi firmado um novo acordo entre o SEBRAE e a Apex-Brasil, para promover a exportação de pequenos negócios brasileiros. Através de trabalhos para potencializar a cultura exportadora, ações de inteligência de mercado para identificar oportunidades e promoção dos negócios com rodadas de compradores internacionais. Além de um apoio à internacionalização de produtos com identificações geográficas, para assim, valorizar os territórios e produtos brasileiros. (G1).


Mas Por que Exportar Artesanato?


Através da exportação, o artesão pode se tornar menos dependente do mercado interno do país, além de estar divulgando a cultura brasileira através de seus produtos. É um modo de promover o trabalho do artesão e mostrar a qualidade de seus produtos. O Portal Aprendendo a Exportar Artesanato, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, nomeou algumas das principais vantagens para exportação de artesanato.


A Redução da Dependência da Economia Interna do País:


Como já dito anteriormente, é uma vantagem caso ocorra uma queda das vendas internas dos produtos. Através da exportação, ainda existiria um meio de vendas para fora do país. Dessa forma, o setor continuaria em frente através dos negócios internacionais.


Diversificação e Ampliação do Mercado:


Ao entrar no mercado internacional, é possível que mais pessoas consumam os produtos e assim, mesmo que aquela mercadoria possa estar saturada no mercado interno, isso não significa que estará no mercado externo. É um mercado novo e com muitas oportunidades.


Estimulação da Contínua Melhoria e Qualidade dos Produtos:


É possível que o mercado externo seja mais exigente, entretanto, isso pode ser visto como incentivo para cada vez mais aprimorar as técnicas de produção. Além de que isso pode ser visto como algo positivo para o artesão, que cada vez mais vai buscar se profissionalizar e aprimorar seus meios de produção.


Aumento de Renda para o Artesão:


Exportar promove o setor de produtos artesanais, dessa forma, uma atividade de subsistência pode se transformar em uma atividade profissional cada vez mais rentável para o artesão.


Como a XPORT Jr. Pode Te Ajudar a Exportar Seus Produtos Artesanais?


Tendo em vista que o dólar está valorizado em comparação com o real, exportar pode ser um caminho a ser considerado. Entretanto, é um processo que precisa de um bom planejamento e saber quais os países mais vantajosos para a inserção do seu produto. Além de precisar se familiarizar com todas as questões burocráticas que a exportação exige.


A XPORT Jr. Consultoria e Suporte Internacional é uma Empresa Júnior focada em soluções internacionais vinculada à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Com serviços de excelência de planejamento de exportação, análise de mercado internacional e prospecção de mercados, prestamos consultoria para quem deseja entrar no mercado internacional da melhor forma possível. Ficou interessado? Entre em contato conosco!








189 visualizações0 comentário