Buscar
  • Gabriela Cristina

Passaporte Italiano: Uma Série de Benefícios e Oportunidades



A palavra “passaporte” com certeza é uma das mais faladas por todos aqueles que sonham em viajar, trabalhar, estudar ou até mesmo morar no exterior. Na maioria dos casos, o passaporte é um documento indispensável para visitar outros países, porém, nem sempre é necessário possuir visto para realizar as suas viagens.


Para aqueles que possuem dupla nacionalidade, os benefícios gerados por esse documento se multiplicam. Se você, além da brasileira, também é detentor da cidadania italiana e está em dúvidas se deve ou não solicitar o seu passaporte, continue lendo este blog. Sabemos que pode ser um processo chato e burocrático mas pode ter certeza que valerá a pena.


Você Tem Direito ao Passaporte Italiano?


Algumas pessoas ao saberem de histórias antigas das suas famílias, se perguntam se elas têm direito à mesma nacionalidade dos seus antepassados e consequentemente ao passaporte, mesmo tendo nascido em países diferentes. É nesse momento que surge a curiosidade e começam as pesquisas. As informações vão aparecendo aos montes e… pronto, você trava! O que fazer agora?


O primeiro passo é ter a sua dupla cidadania reconhecida. Essa, pode ser adquirida por casamento, residência na Itália e a principal, por descendência. O mais legal e vantajoso dessa principal opção é que não existe limite de geração. Então, se o seu tataravô for italiano, por exemplo, e se você conseguir comprovar, já está a um passo mais perto de conseguir o seu tão sonhado passaporte italiano.


Agora, como cidadão italiano você, por lei, pode desfrutar dos mesmos direitos que as pessoas nascidas no país. Isto significa que os deveres também são de responsabilidade sua. Ter conhecimento da constituição italiana e manter o seu cadastro consular sempre atualizado é um deles. Ainda, aqueles que possuem bens ou imóveis na Itália ficam submetidos ao pagamento de taxas e impostos. Mas, será que os benefícios compensam? Veremos a seguir!


Principais Vantagens de Possuir o Passaporte Italiano


Possuir o passaporte brasileiro já é um enorme passo para iniciar a sua jornada de viagens pelo mundo. Mas, se você for ítalo-brasileiro, tenha em mente que possuir dois passaportes, sendo um mais poderoso do que o outro, irá te consagrar em um viajante nato e cheio de histórias para contar.


O passaporte brasileiro ocupa o 18º lugar na lista dos passaportes mais poderosos do mundo em 2021, enquanto o italiano aparece em 4º. Ele oferece a possibilidade de entrar em 188 países, incluindo livre trânsito naqueles que fazem parte da União Europeia, sem a necessidade de visto, entre eles Estados Unidos, Japão, Emirados Árabes e Canadá.


Sabe aquela fila chata e demorada que você encontra no aeroporto? Tendo o seu passaporte italiano em mãos, esse processo se torna muito ágil. Isso acontece porque existe uma fila exclusiva para europeus nos aeroportos e postos de alfândega, economizando o seu tempo e te poupando de entrevistas e questionários para poder entrar no país em questão. Um adianto e tanto, né?


Você sabia que com o passaporte italiano as portas se abrem também na Austrália? Além de não precisar de visto para visitar o maior país da Oceania, quem possui o passaporte italiano também tem direito ao Working Holiday Visa. Esse é um visto de trabalho que oferece a jovens de 18 a 30 anos a oportunidade de morar e trabalhar na Austrália por até 12 meses. Além do mais, esse período pode ser prorrogado com a autorização do governo.


Pensando em estudos e adquirir conhecimentos, com o passaporte italiano as suas opções são ilimitadas e, além disso, mais baratas. Quem possui o passaporte italiano tem a oportunidade de estudar nas melhores escolas e universidades europeias pagando o mesmo preço oferecido a eles, afinal você também é europeu. Para quem é estrangeiro, esse valor tende a triplicar e muitas pessoas desistem por não conseguirem arcar com todos os custos. Olha aí, percebeu, você saindo na frente!


Essas oportunidades também estão presentes no ramo profissional. O seu passaporte italiano pode ser um diferencial no seu currículo em qualquer país, pois significa que você tem experiências em outros países e possivelmente um forte conhecimento em outros idiomas. Ainda, você poderá trabalhar em qualquer país da União Europeia e receber o seu salário na moeda local, o que não seria nada mau tendo em vista a valorização da moeda europeia.


É compreensível que, por conta de situações como a atual pandemia, você tenha receio de entrar de cabeça no processo de retirada do seu passaporte por pensar que você não vai estar seguro em um outro país que não seja aquele do seu costume. Mas, será que o passaporte poderá ajudar em situações como essa?


Utilidade do Passaporte Italiano em Tempos de Pandemia


O continente europeu é o mais procurado por turistas devido à popularidade dos países, suas atrações e os momentos históricos que ouvimos ao longo dos anos. Porém, imprevistos com a sua integridade física podem acontecer e é crucial saber como agir nesses momentos para não correr o risco de piorar a situação.


Aqui podemos tratar de dois casos em que o passaporte italiano irá te ajudar. Se você estiver em solo europeu e algum acidente acontecer, você poderá contar com um complexo de hospitais e médicos altamente qualificados para te ajudar. Todo indivíduo que estiver inscrito no Sistema Sanitario Nazionale tem direito a um cartão que oferece assistência médica em toda União Europeia. Esse sistema é gratuito e, eventualmente, você poderá ser submetido ao pagamento de pequenas taxas.


Agora, imagine que você está se sentindo inseguro com a situação da pandemia no Brasil, decide viajar para a Itália e se depara com a notícia de que as fronteiras italianas foram fechadas, é o fim do caminho? Não! Pessoas com a cidadania italiana, mesmo aquelas que saem diretamente do Brasil são exceções dessa restrição. Mas, o processo não seria o de tempos normais, é claro.


Para não acontecer de ser barrado na entrada, é imprescindível seguir todas as exigências sanitárias impostas. Além disso, é obrigatório estar com o passaporte italiano válido, dado que, nesse caso em específico, a sua entrada em solo italiano não será consentida só com o passaporte brasileiro, mesmo que esse esteja com o visto válido.


Depois de ter conhecimento sobre todas as oportunidades e os benefícios que o passaporte italiano pode oferecer, é lamentável saber que muitos brasileiros possuem os mesmos direitos que um cidadão italiano e não fazem ideia desse fato.


Se você sonha em conquistar o seu passaporte italiano ou até mesmo se ainda não chegou nessa etapa e necessita da sua dupla cidadania, a XPORT Jr. pode te ajudar! Não deixe essa oportunidade incrível passar e entre em contato conosco clicando aqui, garantimos a sua segurança e satisfação.

1,335 visualizações0 comentário