Buscar
  • Nicole Ribeiro

Meios de Pagamento no Comércio Exterior: Quais São e Como Escolher o Melhor Para o Seu Negócio.



A internacionalização é vista cada vez mais como um dos principais modos de expansão econômica, isso acontece por meio da diversificação de mercados. Contudo, para que isso aconteça, uma série de detalhes devem ser levados em consideração de forma efetiva. Afinal, é preciso seguir o processo com excelência para garantir uma posição estável no mercado internacional, não é mesmo?


Para que isso aconteça, antes de realizar uma operação comercial internacional é fundamental conhecer os meios ou modalidades de pagamento que operam no Comércio Exterior. A partir da escolha de modalidade de pagamento se dará a forma de entrega das mercadorias, assim como dos seus valores. Essa escolha permite ainda saber se o pagamento acontecerá antes ou após o embarque das mercadorias e, também, se existe uma necessidade de envolvimento ou não dos bancos, seja direto ou indireto, de modo que os documentos transitem por eles. Além disso, ao passo que a decisão está tomada é possível saber quais os riscos que o importador e o exportador correrão durante o processo.


O Que Devo Saber Antes de Escolher?


Antes de iniciar o processo de tomada de decisão acerca do meio de pagamento, é válido entender alguns pontos que podem auxiliá-lo nesse momento. Frisamos que para estabelecer uma modalidade de pagamento deve-se observar se existe uma tradição comercial do importador no mercado internacional ou ainda do país comprador e, ainda, analisar a capacidade de pagamento do importador. Algumas informações e orientações referentes ao país ou ao importador podem ser encontradas nos sites da embaixadas brasileiras no exterior. Entende-se, portanto, que ao fazer essa análise de risco comercial, pode garantir certa estabilidade e confiança na negociação, assim como maior grau de assertividade na escolha. Outro ponto de análise importante são as regras tributárias e restrições cambiais do país importador, assim como a relação dos governos dos países envolvidos.


Agora que você já sabe como é importante escolher bem qual a modalidade de pagamento vai utilizar em sua negociação vamos conhecer os quatro meios de pagamento. São eles: Pagamento Antecipado; Cobrança Documentária; Remessa sem Saque; e, por fim, Carta de Crédito ou Crédito Documentário.

Entenda Qual Meio é Melhor Para Você


Os meios de pagamento normalmente são definidos em conjunto com o cliente ou parceiro, ou ainda com o banco da operação comercial. Deve-se, portanto, negociar para que a transação ofereça o menor risco ao negócio. Eles podem, ainda, ser influenciados por diversas variáveis, como: os valores da transação comercial, o nível de confiança e/ou poder de barganha entre as partes envolvidas, as regras cambiais vigentes e o custo operacional da transação bancária.


Na modalidade de Pagamento Antecipado é intuitivo o entendimento de que o valor exigido na operação, seja ele integral ou parcial, é pago antes do envio da mercadoria. Trata-se de uma opção mais viável e atrativa para o exportador, uma vez que recebe o pagamento antes que o importador receba a mercadoria. Portanto, como não houve o embarque da mercadoria transferindo o risco, em grande medida, pelo importador. Dessa forma, essa modalidade exige muita confiança entre as partes e não figura como o procedimento mais adotado.


Outra modalidade é a Cobrança Documentária, que é manuseada especialmente por bancos, que possuem grande participação e relevância no comércio exterior. Especialmente no Brasil, uma vez que qualquer transação monetária de moedas estrangeiras necessita da intervenção de um banco autorizado pelo Banco Central do Brasil, autoridade monetária nacional. O banco atua como o gestor dos trâmites documentais entre exportadores e importadores e só permite a liberação financeira após um processo de verificação documental, demonstrando ser um processo bastante burocrático, todavia, seguro. Esse meio de pagamento é regido pelas Regras Uniformes para Cobrança ou Uniform Rules for Collections da Câmara de Comércio Internacional – CCI. Aqui, o banco possui a responsabilidade da cobrança, além de auxiliar a simplificar os processos, assim como solucionar problemas.


O terceiro meio de pagamento no comércio exterior é a Remessa sem Saque. Ou seja, é uma exportação sem esse documento em que o importador confessaria a dívida. É possível dizer que é o oposto do pagamento antecipado, representando uma operação de alto risco para o exportador, mas também a transação mais ágil e com menor custo, devido a eliminação de alguns processos e burocracias, devido ao envio direto de documentos entre as partes. Esta opção de pagamento internacional ocorre, sobretudo, quando existe uma alta relação de confiança entre o importador e exportador. Esse meio é indicado para esta modalidade quando a mercadoria é perecível.


Por fim, outra modalidade é a Carta de Crédito (Letter of Credit - L/C) ou Crédito Documentário. Amplamente aceita e usual, oferece maiores garantias tanto para o importador como para o exportador, visto que o banco é o primeiro obrigado ao pagamento. Dessa forma, esta última figura como uma das formas mais escolhidas para transações no comércio internacional. Esta modalidade consiste em uma operação em que o banco escolhido pelas partes é quem determina as condições de pagamento e recebimento, de forma que o negócio possui uma ordem de pagamento condicionada. Isso significa que o exportador apenas receberá o valor financeiro referente à transação se cumprir com todos os termos e exigências. De modo geral, esse instrumento financeiro representa uma relação em que não há uma confiança plena no importador.


A XPORT Jr.


Agora que você conheceu os principais meios de pagamento no Comércio Exterior, você está a um passo mais próximo de seu objetivo. Nós da XPORT Jr. Consultoria e Suporte Internacional ficaremos felizes em ajudar você a realizar sonhos que ultrapassam fronteiras.


Se você tem interesse em internacionalizar seu produto ou empresa, entre em contato conosco clicando aqui.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo