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  • Elisandra Rangel

Exportações: uma solução para empreendedores visionários

Atualizado: Set 18


Diversas empresas brasileiras estão passando por um momento muito complicado ocasionado pelo Covid-19. A pandemia mundial afetou todo o comércio nacional, uma vez que empresas não conseguiram se manter sem funcionamento e foram fechadas. Além disso, algumas pessoas também ficaram desempregadas, consequentemente, os micro, pequenos e médios empreendedores entraram em desespero. O que fazer nesse momento? Quais atitudes devem ser tomadas? Quem passa a ser o mercado-alvo? Para quem vender, se não houver compradores?


A chegada das complicações.


O início do ano surge e, junto a ele, grandes metas e objetivos que são traçados para que uma empresa tenha noção do caminho que irá seguir. O ano de 2020, entretanto, iniciou repleto de surpresas que podem ser um tanto quanto desanimadoras, como maior exemplo, o início do Covid-19, que foi inesperado por toda população.


A partir disso, empresas tiveram que se adequar à nova realidade da pandemia que surgia ao redor do mundo: o isolamento social. O início de 2020, afinal, veio acoplado com inovações e acomodações diferentes do que já estávamos acostumados. Parece loucura ser um comerciante sem que pessoas possam avaliar o seu produto pessoalmente?


O e-commerce, como já mencionado em um dos textos publicados no blog da XPORT Jr., é uma das soluções para esse cenário. Consiste em vender o seu produto/serviço através da internet, não só no seu país, como também internacionalmente. A vantagem em vender este produto/serviço virtualmente é enorme e tem como consequências grandes benefícios para o vendedor. Essa alternativa, porém, não é a única. Além do e-commerce, existem as exportações, que podem ser a saída de grandes empresas no país.


A exportação como solução em tempos de Coronavírus.


A exportação pode ser um grande passo para quem está tentando se reerguer em meio à essa pandemia mundial. Isso porque a sua realização resulta em diversos benefícios para um empreendedor, como por exemplo:


1. O aumento do dólar faz com que o investidor tenha lucro, uma vez que os clientes de outros países irão pagar em dólar (dependendo do país que for exportar). Segundo Marcos Stahl, consultor do Sebrae-SP, em entrevista para Pequenas empresas e Grandes negócios, o desafio é manter o ritmo de vendas ou encontrar clientes dispostos a firmar novos contratos. "O importador também está com medo, porque o dólar em outros países também está instável", afirma. Por isso, é de extrema importância que aconteça uma ótima negociação neste momento, para que não ocorra problemas entre as partes interessadas.


2. Empresas de sazonalidade são grandes beneficiárias das vantagens de exportar. Caso o investidor comercialize um produto que seja vendido em maior quantidade durante o verão, ele pode ter a oportunidade de explorar diversos lugares ao redor do mundo através da exportação para que não tenha seus lucros prejudicados na época de inverno do seu país.


3. As exportações são um grande impulso para que suas mercadorias tenham o devido reconhecimento no exterior, possibilitando o prestígio da marca internacionalmente. Além disso, a vivência no comércio exterior faz com que o seu padrão de qualidade aumente exponencialmente. Consequentemente você venderá mais, inclusive no mercado interno.


4. Os incentivos fiscais, também conhecidos como benefícios fiscais, possibilitam que o comerciante reduza ou não precise pagar alguns impostos, tais como: ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços); IOF (Imposto sobre Operações Financeiras); PIS (Programa de integração Social); COFINS (Contribuição para fins sociais); IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados); ISS (Imposto sobre serviços de qualquer natureza).


5. Os micros, pequenos e médios empreendedores que internacionalizarem o seu produto, terão reconhecimento de sua marca em outros países, formando, assim, alianças e grandes parceiros que serão significativos para seu crescimento.


Uma grande motivação para o investimento de internacionalizar o seu produto é o aumento de exportações brasileiras para Ásia, que segundo o Ministério da Economia (analisado pelo site Metrópole), a China comprou cerca de R$ 49 bilhões (US$ 8,4 bilhões) de soja do Brasil neste ano e esse montante é o maior registrado desde 2016, ou seja, apesar de estarmos em meio à uma pandemia mundial, a parceria do Brasil e China em produtos (especificamente as commodities) não foram abalados.


É evidente, portanto, que exportar ajudará sua empresa financeiramente, além de aumentar a gama de compradores do seu produto. Além disso, o investimento em exportação é de extrema importância para manter a economia interna de seu país. Assim, por exemplo, empresas dificilmente irão falir e funcionários não serão mandados embora. Contudo, é essencial que exista um planejamento com excelência para que não ocorra imprevistos ou surpresas ao iniciar um projeto de internacionalização do seu negócio.


Imagine que você consiga passar por todas as burocracias fiscais, tenha caixa para investir em produtos para exportar, mas depois de todo o procedimento, não atinge o mercado-alvo correto? Essa é uma das fases que devem ser detalhadamente avaliadas. É de extrema importância que seu produto tenha destino e público definidos antes de sair do país. Caso contrário, o que poderia ser um grande investimento, pode se tornar frustração.


Ser um empreendedor não é fácil. Você deve estar de olho no mercado, nas ações, saber riscos calculados, ser exigente, entre outras milhares de características que são atribuídas a essa função. As mais importantes, entretanto, principalmente no momento em que estamos, é ser seguro, confiante e visionário ao realizar seus investimentos e apostas. Cada passo pode mudar o rumo do seu negócio e fazer com que você decole, ou de fato, caia desse voo que é o ambiente empresarial. Para isso, é indispensável que exista estudo e muita atenção ao tentar algo novo neste período.


Como a XPORT Jr. pode ajudar


A XPORT Jr. oferece um serviço de excelência de consultoria e suporte internacional. Nossa carta de serviços inclui Análise de Mercado Internacional, Planejamento de Exportação, Prospecção de Mercados, além de outros que podem facilitar o seu objetivo de exportar e ter seu produto internacionalmente reconhecido. Clique aqui e fale conosco!



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