Buscar
  • Anderson Costa

Empresas Humanizadas e Conscientes: Exceção ou Modelo a Ser Seguido?




Empresas humanizadas e conscientes buscam equilibrar suas vontades próprias com as vontades de seus colaboradores, com o intuito de que todos prosperem juntos. Além do pensamento de melhorar a vivência dentro de seu espaço, procuram realizar ações que engrandecem o ambiente em seu redor, fazendo com que sejam bem vistas pela sociedade. Mas afinal, o que torna uma empresa humanizada?


Quais São os Valores de Uma Empresa Humanizada?


  • Os objetivos não visam somente o aspecto financeiro. Organizações humanizadas colocam seus colaboradores no centro de suas metas, proporcionando benefícios e melhor remuneração, além de oferecerem treinamentos para qualificar sua equipe.

  • Os interesses da empresa são os interesses de todos, pois buscam combinar suas vontades junto de seus stakeholders.

  • Possuem a cultura dentro da empresa como um patrimônio, que agrega valores e princípios que devem ser seguidos, a fim de manter a ordem social.

  • Suas ações são tomadas visando uma maior sustentabilidade, desde o relacionamento entre seus funcionários a produção de suas mercadorias.


Tratando separadamente dos objetivos, uma empresa humanizada acredita que sua missão gira em torno de algo maior, além das metas financeiras. Busca evoluir todos aspectos envolvidos, seja a qualificação de seus funcionários, o ambiente de trabalho e a forma como discutem as necessidades da empresa.


Em relação aos interesses, é de extrema importância envolver todos colaboradores na tomada de decisão, mesmo que de maneira indireta. É inconcebível que um interesse individual atinja negativamente parte de seus stakeholders, é necessário alinhar as ideias de todos em direção a um bem maior.


A cultura é um dos elementos mais importantes dentro de uma empresa humanizada. É a partir dela que os pensamentos se alinham e tornam-se capazes de cooperar entre si, pois todos sabem de sua importância e deveres dentro desse universo. Deve ser apresentada a todos que estão envolvidos com a empresa, com o propósito de integrar os membros na direção dos mesmos objetivos.


Já as ações realizadas pela empresa devem ser visando o bem estar social e ambiental. As atitudes da empresa perante dilemas devem ser levadas em consideração a como essas vão impactar na visão que as pessoas têm da empresa, portanto, deve se optar por escolhas que garantem o bem estar de todos e mantenha o legado da empresa. Caso a produção das mercadorias envolva processos que agridem o meio ambiente, é necessário repensar. Empresas humanizadas também tem um papel na sociedade de preservar o meio ambiente, priorizando modelos de produção que causem o menor impacto possível na natureza.


E Quais São as Vantagens de Ser uma Empresa Humanizada?


Cada aspecto visualizado anteriormente trará uma vantagem a sua empresa. Uma Empresa Humanizada é mais bem vista, tanto para compradores, quanto para colaboradores. Seus consumidores terão orgulho de possuir um produto seu e terá mais chances de vir a efetuar outra compra, uma vez que sabem que podem confiar na índole da empresa. Os funcionários envolvidos também terão orgulho de fazer parte de uma empresa com um papel social tão presente, e aqueles que trabalham nessa área de atuação em outro lugar, terão vontade de trabalhar nesse ambiente.


As pessoas que fazem sua empresa funcionar estarão mais motivados com suas metas, já que todos estão alinhados no mesmo pensamento de sucesso e importância no meio onde trabalham. Uma empresa em que todos estão motivados a evoluir, pois sabem que serão importantes, prospera mais. Essas características irão melhorar o ambiente de trabalho, consequentemente fazendo com que a equipe seja mais produtiva.


Todos esses fatores somados a cultura da empresa, estimulará ao respeito mútuo no ambiente de trabalho. Ao estimular a ética, as pessoas tendem a serem mais receptivas e ter mais empatia com o próximo, o que só agrega na equipe.


Ao executar ações sociais, de incentivo a comunidades, à preservação do meio ambiente, faz com que a empresa ganhe credibilidade e confiança. São vistas com bons olhos e esse pode ser um fator chave na decisão da escolha de uma empresa para requisitar seus serviços, estando um passo à frente de seus concorrentes, além lógico, de colaborar com o meio em que está inserido.


Entendi, Mas Como Faço Para Humanizar Minha Empresa?


Para iniciar esse processo de tornar a sua empresa uma empresa humanizada, basta aplicar os conceitos vistos nos tópicos anteriores. Porém, é melhor fazer essa transição gradualmente.


Instaurar um propósito através da cultura da empresa pode ser o primeiro passo. Com isso, irá fomentar a vontade de seus colaboradores e tornar a transição uma meta também. Para isso, é importante conhecer seus consumidores e analisar o que se encaixa melhor nesse âmbito, o que facilitaria a compra da ideia. Uma vez que esse conhecimento dos clientes é adquirido, pode se utilizar do marketing humanizado, o que torna a marca mais humana e o contato com os clientes menos indireto, robotizado.


Aplicar as ideias aqui apresentadas significa investir na busca por conhecimento da sua equipe. Invista em treinamentos que irão qualificar seus funcionários e farão com que estes apliquem esses novos conhecimentos ao exercer suas funções. Promover a diversidade dentro da empresa é importante para o bem estar social, a representação é algo muito positivo e só motiva mais pessoas a buscar sua empresa, seja como cliente ou funcionário.


Proporcionar momentos de interação na jornada de trabalho ajuda a aliviar o estresse do dia a dia e une a equipe. Se possível, viabilizar uma ação social/ambiental para impactar positivamente a sociedade.


Empresas Junior


Assim como a XPORT Jr., diversas outras Empresas Junior possuem essas características de uma empresa humanizada, desde a cultura dentro dos ambientes a maneira como conduzem sua equipe e colaboradores. Se você leitor ainda não conhece o Movimento Empresa Junior, recomendamos ler o artigo - Quem é a XPORT Jr.? E caso se interesse, dar uma olhada no artigo - Por Que Uma Empresa Júnior Pode Ser a Melhor Opção Para o Seu Negócio?

36 visualizações0 comentário