Buscar
  • Elisandra Rangel

E-commerce: uma maneira acessível de internacionalizar o seu produto/serviço.

Atualizado: há 2 dias



Imaginou ter seus produtos internacionalmente comercializados sem precisar construir uma loja física em cada país que você queira atingir? Além disso, poder flexibilizar seus horários de trabalho e fazê-los em home office? Parece real? E é! Essa realidade faz parte de uma estratégia comercial mundial chamada e-commerce (electronic commerce ou comércio eletrônico), onde todas as transações são feitas por ferramentas on-line. Essa facilidade tem conquistado diversos grandes e pequenos empreendedores ao redor do mundo por conta da confortabilidade e conveniência que o vendedor e o consumir obtêm através dela.


O e-commerce teve o seu início na década de 70, porém ganhou muita força nos anos 2000, onde o surgimento da internet foi primordial para o crescimento desta estratégia comercial. Com ela, as transações eletrônicas começaram a alcançar uma gama muito extensa de pessoas. Um brasileiro, por exemplo, poderia vender seus produtos/serviços a alguém que morasse nos Estados Unidos, sem que precisasse negociar pessoalmente.


No cenário de hoje, fica perceptível a importância do e-commerce para diversos empreendedores, uma vez que a pandemia da Covid-19 abalou a economia mundial. Os empresários que têm uma loja virtual, além da física, não foram tão afetados quanto as pessoas que não adotaram essa estratégia de venda. Apesar disso, nunca é tarde para investir! Você pode dar início ao seu e-commerce ou internacionalizá-lo para alcançar mais clientes. Ao decorrer deste artigo, discutiremos sobre esse assunto.

Vantagens de investir no e-commerce.

Os benefícios do e-commerce são diversos, já que se inclui em uma plataforma não limitada: a internet. Nela você pode atingir qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Com isso, os planos de ação do seu marketing digital e a definição de um público-alvo são essenciais para que seu negócio obtenha o sucesso que o e-commerce trás. A partir do momento que você sabe para quem vai vender e como irá divulgar isso, a estratégia se torna mais efetiva. Caso você queira começar com uma loja virtual, é indispensável que tenha uma dedicação maior para as artes, por exemplo. Tudo na internet é baseado em impressões.


Ademais, o investimento no e-commerce é baixo, uma vez que o empreendedor não precisa contratar vendedores, pagar impostos como luz e água ou sequer construir uma loja. Também, inúmeros brasileiros não tem condições de sustentar uma loja física, principalmente durante a crise atual que abrange o mundo inteiro. O e-commerce é uma forma de inovar e não perder a chance de comercializar seus produtos.


Posterior a decisão de investir nessa estratégia, é essencial que você procure o melhor canal de divulgação para o seu negócio.


Quais canais podem ser utilizados para a divulgação do produto?


Uma vez que o público-alvo foi definido e o marketing digital já obtém um plano de ação, a próxima fase é saber em qual canal você irá divulgar o seu produto. No e-commerce, existem muitas maneiras de divulgação, pois como já foi dito, a internet é algo ilimitado. Separamos, entretanto, três canais onde mais há resultado para uma boa divulgação: loja virtuais, o Market place e as redes sociais.


Loja virtual: essa é uma maneira incontestável de alavancar o seu negócio. A loja virtual, assim como a física, dispõe de vitrines que são criadas pelo vendedor para expor e comercializar seus produtos. Todavia, o grande erro de muitos empreendedores é criar uma loja virtual e não pensar no seu e-commerce, ou seja, focar apenas no visível/superficial. Deve-se analisar uma estratégia pautada em pesquisas antes de disponibilizar o seu site.


Market Place: são como shoppings virtuais. Nesse canal de divulgação, diversos comerciantes expõem seus produtos e podem ser comparados com outros pelos seus clientes. As lojas americanas, por exemplo, é um Market Place de referência no Brasil.


Redes Sociais: as plataformas de redes sociais são capazes de gerar muitos clientes e visibilidade ao seu produto. Hoje em dia é muito difícil você encontrar alguém que não tenha acesso a essas redes sociais, ou seja, a gama de possíveis clientes são maiores. Segundo o Canal Tech, o Instagram tinha cerca de 1 bilhão de usuários até junho de 2018 e a tendência era que esse número aumentasse ao decorrer dos anos.

Como internacionalizar o meu e-commerce?


Se a internet é uma plataforma ilimitada, não vale a pena você limitar o seu comércio. Explorar o ambiente comercial pode servir de muita contribuição para o crescimento profissional de um bom empreendedor. Expandir o seu negócio com um e-commerce internacionalizado é um primeiro e ótimo passo para que você possa garantir altos resultados.


Para que a expansão do seu negócio seja eficaz, é necessário que exista um planejamento detalhado e um amplo conhecimento de comércio exterior. Caso você não tenha compreensão nessa área, recomendamos que contrate uma empresa de consultoria que seja especializada nesse ramo, uma vez que existem diversas etapas burocráticas e termos técnicos que podem causar uma grande dor de cabeça.


Após um planejamento metódico e bem organizado, o seu e-commerce estará pronto para ser executado internacionalmente e alcançar milhares de pessoas. Ainda assim, é importante se atentar à um ponto: seus produtos, agora, não são mais limitados apenas ao país que você reside. Quando se trata de uma estratégia de vendas em escala mundial, é indispensável que existam traduções em inglês e espanhol para sua loja/site. Caso seu público-alvo não seja nativo dessas duas línguas, o investimento em um outro idioma adicional também pode valer muito a pena. Além disso, é interessante que seu e-commerce obtenha informações sobre as moedas mundiais, para que outras pessoas possam converter o valor de sua moeda mais rapidamente no próprio site.

Como posso obter essa ajuda no momento em que for criar o meu e-commerce?


A XPORT Jr. oferece serviços de consultoria visando soluções internacionais para seus clientes. Somos uma Empresa Júnior de referência em nosso ramo por entregar projetos com excelência e seriedade. Temos em nossa carta de serviços a Tradução de Textos, formada por alunos fluentes em inglês e espanhol que podem te auxiliar para que o seu e-commerce alcance mais pessoas. Também temos o serviço de Análise de Mercado Internacional, no qual pesquisamos e examinamos o melhor país para a expansão do seu negócio, objetivando um mercado-alvo e sondando o perfil da concorrência, além dos custos que você poderá ter. Por fim, ainda temos um parceiro que pode lhe auxiliar em todo o marketing digital. Se interessou por esse conteúdo? Então entre em contato conosco clicando aqui.

58 visualizações
contato.xportjr@gmail.com
Rodovia BR 465, Km 7 - ICHS, UFRRJ, Seropédica
CNPJ: 20.994.947/0001-72
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn