Buscar
  • Nicole Ribeiro

Destinos Incríveis Para o Seu Intercâmbio



O intercâmbio é um dos principais sonhos elencados por inúmeras pessoas em todo o mundo. Mas você já se perguntou por que?


Sair do país de origem e desbravar o mundo é, de fato, inesquecível! Através de um intercâmbio, diversas coisas podem acontecer. Entre tantas oportunidades, podemos experimentar e conhecer novas culturas, fazer novos amigos, aprimorar conhecimentos em línguas estrangeiras, promover o desenvolvimento pessoal, a independência, o amadurecimento e ainda aprimorar o currículo.


O ano de 2020 foi marcado por uma crise devido à pandemia, e as redes hoteleiras e aéreas assim como agências de viagens estão em processo de recuperação econômica, oferecendo viagens mais baratas e vários pacotes variados com passagens e hotéis. É importante planejar a viagem com tranquilidade para escolher o destino que mais se encaixa ao seu perfil e, assim, o intercâmbio ocorrerá da melhor forma possível. Mas sabemos que nem sempre é fácil, afinal, são muitas opções ao redor do mundo.


Para decidir qual o melhor destino para você, alguns fatores são determinantes para que tudo ocorra bem, como por exemplo: o idioma local, a moeda local e seu câmbio, e, entre outras coisas, pensar qual o objetivo do intercâmbio. Alguns dos tipos mais comuns são voltados para viagem cultural, de estudos ou de trabalho. Além disso, você deve escolher qual clima e estação prefere para que possa viajar na data certa e observar se o país de escolha está com restrições para entrada, devido ao COVID-19 e, caso esteja, é preciso cumprir cada detalhe.


Quais São Os Destinos Mais Cotados Pelos Brasileiros Para Realizar Seu Intercâmbio


Alguns dos melhores e mais comuns são a Irlanda, a África do Sul, o Canadá, a Inglaterra, a Espanha, a Austrália, Malta, Argentina, Portugal e, claro, Estados Unidos. Todos esses destinos são incríveis e foram elencados por abordarem às três modalidades de intercâmbio acima citadas, ou seja, possuem grande diversidade cultural, são ótimos destinos para estudos e também para trabalho.


É importante se atentar, porém, que nem todos esses destinos já estão recebendo intercambistas brasileiros. De toda forma, não deixam de ser destinos incríveis para seu intercâmbio e podem ser estudados e programados com um tempo maior.


Mas para você que tem um pouco mais depressa, conheceremos um pouco mais desses destinos, que além de incríveis, já estão recebendo brasileiros, ainda que com restrições.

Destinos Incríveis Que Estão Recebendo Intercambistas e Aceitam As Notas Do Enem Para Ingressar Nas Suas Universidades.


É isso mesmo, você sabia que diversas universidades por todo mundo aceitam a pontuação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem)? É realmente incrível e uma ótima oportunidade de estudos no exterior. Mas com a pandemia, muitos cuidados têm sido tomados no que diz respeito ao ingresso. A última atualização da Brazilian Educational & Language Travel Association (BELTA) ocorreu no mês de fevereiro de 2021 e mostrou quais países estão acessíveis e qual restrição cada um possui.


No Canadá, a Universidade de Toronto exige que a nota do Enem seja apresentada junto ao diploma de Ensino Médio, histórico acadêmico e certificado de proficiência em inglês - são aceitas diferentes modalidades, como por exemplo, o TOEFL e o IELTS. Caso o candidato não alcance a nota mínima pode fazer lá o “Pathway”, um curso de inglês que coloca no nível exigido pela universidade e que substitui o IELTS. Devido à pandemia, para entrar no Canadá atualmente é preciso fazer uma quarentena obrigatória de 14 dias, ter visto de estudante e apresentar um PCR negativo efetuado nas 72 horas anteriores à partida, além de portar documentação que comprove que a viagem é essencial.


Portugal foi o primeiro país a aceitar a pontuação do Enem, por meio da Universidade de Coimbra (UC), como forma de ingresso em suas universidades e pelo menos 50 instituições aceitam essa forma de seleção. Cada uma delas possui diferentes critérios e requisitos para aceitação do aluno, dentre os requisitos da UC podemos citar: nacionalidade, conhecimentos linguísticos e pré requisitos do curso de escolha. Ainda, é possível fazer o “Ano Zero”, um curso preparatório de estudos pré-universitários, com duração de um ano letivo, para aquisição de conhecimentos linguísticos e disciplinares necessários à candidatura ao curso de graduação da Universidade, à candidatura é feita online pelo site oficial da UC, lá é possível encontrar também mais informações acerca dos demais requisitos. É importante atentar-se que para entrar como intercambista em Portugal hoje, é necessário ter visto de estudante e apresentar um teste de PCR negativo para COVID-19, efetuado nas 72 horas anteriores à partida.


Na Irlanda, por exemplo, a Universidade College Dublin exige além da nota do Enem, o certificado de Ensino Médio e os exames de proficiência. O país está em lockdown devido à pandemia de coronavírus, assim como ocorre com a Inglaterra, onde universidades como Oxford e Bristol aceitam o Enem como soma de pontos para admissão à universidade, junto a proficiência do idioma, histórico escolar a atividades extracurriculares. Ainda sim, existe a possibilidade de pedirem a realização do vestibular local.


E para finalizar, encontramos, é claro, os Estados Unidos. Dentre outras, a universidade de Nova York (NYU) aceita o ingresso pelo Enem, que deve vir acompanhado de um histórico escolar e um diploma do ensino médio. Como em outros casos, é preciso comprovar proficiência através de exames, dentre eles encontramos: TOEFL; IBT e IELTS - demais requisitos podem ser encontrados no site da NYU. Além disso, um dos cursos preparatórios mais conhecidos em Nova York é o da Escola Kaplan, com duração de 4 semanas e datas flexíveis.


A XPORT Jr.


Concluindo, quem não gostaria de visitar os arquipélagos de Toronto, conhecer um pouco mais dos históricos e cenários medievais de Coimbra, passar um fim de semana nos castelos de Dublin ou nos vilarejos mais bonitos da Inglaterra, ou ainda, sair para passear e tomar um café no central park, em Nova York?


Além de nossas fronteiras existe um mundo recheado de oportunidades e nós da XPORT Jr. podemos ajudar você a realizar esse sonho. Somos uma empresa especializada em questões internacionais, que são de extrema importância em viagens internacionais. Para que seu intercâmbio ocorra da melhor forma possível, ter em mãos vistos e passaportes de forma antecipada é imprescindível.


Após ter conhecido alguns destinos incríveis e saber que planejamento antecipado evita dor de cabeça, não pode deixar essa oportunidade de lado. Entre em contato conosco clicando aqui. Estamos prontos para realizar seu sonho com você!

23 visualizações0 comentário