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  • Pedro Neto

Cosméticos Veganos: o novo ouro do Brasil?

Atualizado: Set 14



O Brasil sempre se mostrou um país muito rico: a fartura já era algo presente desde o período da colonização. E, desde então, nosso país supriu diversas demandas mundiais: pau-brasil, ouro, açúcar, café, soja, ferro e até mesmo carne.


Mesmo hoje, enquanto você lê este post, enormes esforços são empregados por indústrias, investidores e comerciantes para aproveitar os potenciais do nosso país e, a partir disso, exportar para o restante do mundo.


Dentre essas tendências, o ramo de cosméticos veganos é, sem dúvidas, um dos mais presentes e incipientes para produtores brasileiros. Quer saber os porquês? Acompanhe nosso artigo que a gente te conta como esses produtos podem ser uma oportunidade e tanto!

1. O veganismo como tendência


Sim, imaginamos que você já saiba o que é, mas não custa repetir, não é? O veganismo é um estilo de vida que repele não só a carne – como os vegetarianismo - mas qualquer tipo de produto que tenha origem animal, como ovos, penas, couro ou gordura.


Esse movimento ganhou força, inicialmente, nos anos 60, mas tomou proporções muito maiores a partir dos anos 2000, quando as redes sociais fizeram com que mais pessoas pudessem repensar como seus próprios estilos de vida podem afetar negativamente os animais, levando à exploração, maus tratos e práticas éticas contestáveis.


Não é de se espantar, então, que a demanda por produtos veganos tem aumentado drasticamente à medida que mais pessoas passaram a adotar essas práticas em suas rotinas – o que ocorre não só na área de alimentação e vestimenta, mas também no campo estético.


E é aqui que você entra: mundo afora, existe uma verdadeira legião de veganos prontos para usar cremes, loções, xampus, condicionadores, hidratantes, sabonetes, maquiagens (e qualquer outro tipo de produto de beleza) que não dependam dos animais para sua produção.


Como um setor relativamente novo, é fácil perceber que ainda existem mil e uma possibilidades a serem exploradas - tanto na variedade de produtos em si quanto no modo que se apresentam ao cliente, o que engloba embalagem, marketing digital, marketing place e tudo o que uma mente inovadora puder enxergar!


Com muita certeza, é muito mais uma questão de enxergar onde existem essas demandas e saber aproveitá-las do que, de fato, investir em pesquisas, experiências ou processos burocráticos intermináveis. Por isso, então, já se torna um caminho interessante a ser seguido, não é? Mas ainda temos mais a levar em conta...

2. O Brasil e sua beleza notável


Eu poderia falar das Cataratas do Iguaçu, Jalapão, Pantanal, Pico das Agulhas Negras e até mesmo da Floresta Amazônica, mas não: não é esse tipo de beleza a qual estamos nos referimos no momento. Dentre os vários potenciais que ainda temos, existe um, em especial, que faz brilhar os olhos da maioria dos estrangeiros que se deparam com algo que veio do Brasil...


Existe uma imagem muito forte do próprio povo brasileiro no exterior que pode ser muito bem explorada. Em alguns países como Estados Unidos, França, Coreia do Sul, Japão, Angola, Moçambique e até mesmo em nossa vizinha, a Argentina, a beleza e bons cuidados com o corpo são fatores presentes em seus imaginários, quando falam de brasileiros.


É isso mesmo: nossa imagem de país miscigenado, bonito e que preserva sua beleza com produtos estéticos é um diferencial – e tanto - para inserir nossos cosméticos nas prateleiras internacionais. Isso vale, de modo especial, para o público feminino que, notavelmente, deseja se assemelhar ao glamour e presença da brasileiras. Um bom exemplo disso seria a depilação completa que, na Europa e América do Norte, é conhecida como “depilação brasileira”.


Além disso, os cosméticos veganos tem seu espaço garantido por ainda mais um traço a seu favor: também somos muito conhecidos por ser um país tropical, famoso pela biodiversidade, com flora única e amplo litoral. Imagine só o que um consumidor no exterior pensaria disso?


Com um bom trabalho de vendas e inserção do produto, é nítido todo o potencial que nossos cosméticos veganos poderiam atingir mundo a fora. Mesmo dentro de nosso país, o setor de beleza não diminui, mesmo durante a crise do ano passado, segundo o Euromonitor International. Afinal, não é só por atrasos e corrupção que somos conhecidos, não é mesmo?

3. Mais um diferencial para você


Ok! Agora você já se convenceu de que existe uma boa chance de exportar e vender seus cosméticos veganos no exterior. Mas existe uma garantia de que meu produto vai ser reconhecido e diferenciado de outros produtos que se dizem veganos?


A resposta é sim! Existem selos, tanto nacionais quanto internacionais, que mostram aos clientes que seu produto é, de fato, vegano, separando-o de qualquer tipo de fraude ou propaganda enganosa que possa existir no comércio internacional.


Na verdade, existem selos que vão até mais além e, com os devidos critérios, garantem que durante o processo de produção não houve sequer alguma outra participação animal, como transporte ou testes para aprovação no uso em humanos – o que costuma ser mais comum na indústria de cosméticos.


Dentre os mais famosos, podemos citar o concedido pelas organizações Vegan Society, Cruelty Free International, People for Ethical Treatment of Animals e Choose Cruelty Free. Além desses, ainda, existe uma gama de selos para atestar que sua empresa promove o comércio justo, ética trabalhista, produtos orgânicos, naturais, não transgênicos e até mesmo que o processo de produção não agride as dinâmicas socioambientais de seu país.


Interessante, não? Existe um verdadeiro mundo de possibilidades a serem exploradas além de nossas fronteiras e, com isso, trazer prosperidade e novas parcerias ao seu negócio mesmo em tempos desafiadores.


A XPORT Jr. está a quase uma década no mercado trazendo soluções internacionais inteligentes e eficazes, auxiliando empresas e indústrias brasileiras que tenham o sonho de exportar seus produtos. Se esse é o seu caso, entre em contato conosco clicando aqui e agende uma reunião gratuita com nosso time para tirar todas suas dúvidas!

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