Buscar
  • Ana Júlia Mello

Consumo Consciente: Mercado de Cosméticos Veganos e o Rompimento com a Ditadura da Beleza



Ao longo do tempo, o debate acerca da conscientização ambiental tem ganhado cada vez mais espaço no nosso cotidiano. A sustentabilidade como estilo de vida tem despertado nas pessoas um novo olhar sobre o consumo em que os consumidores possuem uma necessidade cada vez maior de sentirem que estão comprando não só um produto, como também um propósito. Como consequência, cada dia mais e mais consumidores optam por aquilo que chamamos de “consumo consciente”. Mas afinal, o que é isso?


Consumo Consciente


Em primeiro lugar, para entender o que é consumo consciente, é preciso saber que o ato de consumir traz consigo inúmeras consequências, sejam elas positivas ou negativas, que afetam não só o consumidor, mas também a sociedade como um todo. Sendo assim, o consumo consciente, também chamado de consumo sustentável, nada mais é do que uma preocupação acerca do financiamento indireto por meio da aquisição de produtos de indústrias que possuem valores e práticas que não condizem com seus princípios pessoais, prezando sempre pela saúde e bem estar de todas as partes envolvidas.


Na hora de comprar, as pessoas adeptas a esse estilo de vida se atentam a todos os detalhes do produto, desde sua composição até o histórico socioambiental da empresa em questão. Desse modo, uma das áreas que mais tem se desenvolvido economicamente nos últimos anos é a que chamamos de clean beauty, que consiste em um movimento no mercado de cosméticos que engloba produtos livres de ingredientes nocivos à saúde e ao meio ambiente.


Beleza Sustentável e a Ditadura da Beleza


Nos últimos anos, a tendência da beleza sustentável revolucionou a indústria, fazendo com que a busca por cosméticos mais éticos esteja cada vez mais frequente. Mas antes de falar um pouco sobre as mudanças causadas por essas novas práticas, é necessário diferenciar produtos naturais de produtos veganos.


Para que um produto seja verdadeiramente natural é necessário que seja feito a partir de ingredientes provenientes da natureza, utilizando tecnologias limpas e sustentáveis. Já o produto vegano além de não possuir nenhum componente de origem animal, em sua grande maioria, as indústrias prezam por fórmulas ricas em vegetais. Vale ressaltar que nem todo produto natural é vegano, pois pode haver algum ingrediente de origem animal; assim como nem todo produto vegano é natural devido à possibilidade da presença de algumas matérias primas sintéticas em sua composição.


Agora que você já sabe a diferença entre eles, podemos falar um pouco sobre o novo conceito de beleza trazido pelo estilo de vida sustentável. Essa nova ideia consiste em combater o que chamamos de “ditadura da beleza”, isto é, a busca pelos padrões estéticos impostos pela sociedade atual e, em sua grande maioria, pelas indústrias de moda e cosméticos. No entanto, a busca pela perfeição acaba gerando um sofrimento e uma cobrança excessiva na vida dos consumidores. Portanto, o principal objetivo do consumo consciente na clean beauty é combater os males causados por esses padrões e restabelecer as conexões existentes entre beleza, saúde e bem-estar.

O Mercado de Cosméticos Veganos


Além de ter se mostrado como uma das principais tendências do Mercado Mundial, os cosméticos veganos estão alcançando cada vez mais as prateleiras dos nossos espaços cotidianos. A cada dia mais empresas buscam empreender de forma sustentável, o que deixa claro que o consumo consciente e o conceito de clean beauty vieram para revolucionar o mundo industrial e quebrar paradigmas sociais já existentes.


No entanto, apesar de estar em ascensão, ainda há um tabu muito grande acerca da adesão dessas mercadorias e, portanto, o que o mercado precisa para alavancar ainda mais o consumo consciente é evidenciar o fato de que os produtos naturais e veganos são tão bons e eficientes quanto os demais. Contudo, sabemos que é muito difícil romper com práticas cotidianas e, portanto, é preciso respeitar seu tempo para que a transição para o estilo de vida sustentável seja feita da melhor forma possível.


O pontapé inicial para a mudança é a busca pelo equilíbrio entre o bem-estar físico e mental. Primeiro é preciso entender que a transição para a clean beauty não precisa necessariamente estar atrelada à mudança alimentar. Você não precisa ser vegano para consumir produtos veganos. Se você quer contribuir ou aderir ao consumo sustentável, mas não sabe por onde começar, vamos te dar uma ajudinha. Seguem algumas dicas:


● Tente substituir seus cosméticos por composições mais naturais conforme seus produtos atuais vão acabando. Você sabia que os três primeiros ingredientes da lista são aqueles que existem em maior quantidade? Esteja sempre atento!

● Antes de comprar, pesquise sobre as marcas, os produtos e a história da empresa

● Verifique se a mercadoria possui algum selo de verificação que garanta sua origem

● Por fim, siga seu instinto e faça tudo no seu tempo. A transição é um processo que demanda bastante cuidado e, portanto, não tenha pressa.


De acordo com os dados publicados pela consultoria norte-americana Grand View Research, o mercado global de cosméticos naturais e orgânicos deverá atingir cerca de US$25,11 bilhões até 2025, o que mostra que, apesar de ser um setor relativamente novo, é uma área muito promissora cuja tendência é crescer cada vez mais. Sendo assim, é inegável a existência das inúmeras possibilidades a serem exploradas nessa área. Além disso, vale ressaltar que o mercado global de cosméticos veganos e naturais possuem um crescimento médio de 40% anualmente e, portanto, esse é o momento ideal para expandir sua empresa internacionalmente. Que tal?


A XPORT Jr. Suporte e Consultoria Internacional


O consumo consciente vem contribuindo positivamente para o rompimento de práticas antigas que estimulam a perpetuação da ditadura da beleza imposta pela sociedade. O ramo de cosméticos veganos muda constantemente e, logo, é indispensável a ciência acerca da situação internacional do mercado em questão. Desse modo, a XPORT Jr. se torna essencial para a garantia da presença de seus produtos no mercado internacional para que, assim, eles possam se popularizar cada vez mais. Para mais informações, basta entrar em contato conosco para que possamos buscar o melhor meio de solucionar seus problemas e cessar suas dúvidas!

11 visualizações0 comentário