Buscar
  • Rafael Estrella

Conhecendo Destinos Do Ecoturismo Internacional

Atualizado: Mar 12



Antes de tudo, você sabe o que é de fato o “ecoturismo”? Você pode pensar no ecoturismo com uma viagem que tem como foco as belezas naturais da terra — as maravilhas da fauna e da flora local — mas se engana quem acha que o ecoturismo se resume a isso.


Como uma categoria cada dia mais ascendente dentro do turismo internacional, o ecoturismo é um segmento em que a principal motivação do turista é a observação e apreciação da majestosa paisagem da natureza, ainda assim, contribuindo para sua preservação. De forma sustentável, incentiva o desenvolvimento do patrimônio natural, social e econômico, assim, promovendo o bem-estar das populações locais.


Ou seja, notoriamente, ao se realizar uma viagem como essa, você contribui para a conscientização da importância da preservação desses habitats e colabora para a economia local do país onde visita. Todavia, você ainda vai poder aprender sobre a diversidade do ambiente em que visita, seus animais exóticos, como a lhama, e, alguns tipos de plantas inexistentes no Brasil.


De fato, há diversos benefícios que vão além da ética ao se realizar ou promover o ecoturismo. Especialmente, se levarmos em conta que atualmente somos capazes de viajar para lugares antes impossíveis e fazemos isso, inclusive, com mais facilidade do que nunca, atualmente você consegue perceber que diversos destinos incríveis só se tornaram acessíveis à maioria da população recentemente. Então imagina quanta oportunidade de conhecer lugares novos.


Além disso, todos esses possíveis destinos são bem mais acessíveis do que nunca e podem ser bem mais baratos do que um roteiro de viagem internacional clássico. Ademais, se você está saturado de destinos clichês e busca algo diferente: esta pode ser a sua chance!


Há um número crescente de pessoas que buscam sair da correria do dia-a-dia e relaxar em um ambiente natural. O número de conteúdos bucólicos publicados na rede social é uma prova disso. Outrossim, o ecoturismo pode, também, ser um passeio bem aventureiro que pode requerer longas caminhadas, mergulhos e mais.


Enfim, lembre-se das seguintes máximas: da natureza nada se tira a não ser fotos; nada se deixa a não ser pegadas; e, nada se leva a não ser recordações. Fique agora neste artigo com 4 destinos separados por nós para você:


Lapônia


Você provavelmente achou que íamos começar citando alguma savana africana né? Bem, é uma tarefa difícil recomendar lugares com uma fauna e flora de tirar o fôlego para pessoas que moram em um país com a grande floresta amazônica. Mas pegue seu mochilão, pois é isso que vamos fazer.


A Lapônia fica localizada no extremo norte do continente europeu, em grande parte dentro do círculo polar ártico. Você provavelmente já ouviu falar nela quando escutava histórias natalinas, não é mesmo? Afinal, é onde fica a casa do papai noel. Estendendo-se por 3 países diferentes, Noruega, Suécia e Finlândia, é também a casa do povo sami.


Lá você pode observar a aurora boreal, andar de trenó puxado por renas ou huskies, pescar no gelo, esquiar e presenciar o sol da meia noite. Para finalizar o dia, que tal dormir em um hotel de gelo ou um iglu de vidro? São bem populares no local.


Marrocos


Se prepare com roupas adequadas a proteção uv, pois estamos saindo de um clima gélido e indo em direção a um ambiente de clima mediterâneo com regiões desérticas ao sudeste. O Marrocos, oficialmente reino do Marrocos, é um país localizado ao norte da África que é caracterizado por um interior montanhoso, grandes extensões de deserto e um longo litoral ao longo do Oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo.


O país se destaca por possuir uma parte das famosas e belas montanhas atlas, uma cadeia de montanhas anciãs que separa o litoral do deserto do sahara e o litoral do mar atlântico. Lá você vai poder conhecer o Jbel Toubkal, o mais alto pico dessas montanhas.


Um lugar bem tranquilo mas com proteções ambientais pesadas, este também é um ótimo destino para interagir com o povo berbere e grupos étnicos locais e conhecer um pouco mais de uma civilização milenar.


As Ilhas Galápagos


Obviamente que não podia faltar nessa lista as Ilhas Galápagos, ou Arquipélago de Colón. Afinal o ecoturismo é a principal atividade regional e uma grande fonte de renda ao Equador, o país no qual as ilhas fazem parte. Este é um dos lugares mais eco-conscientes.


As belezas naturais e os animais endêmicos como as iguanas marinhas ou os Patola-de-pés-azuis que você vai ver nas ilhas galápagos não podem ser encontradas em mais nenhum lugar do planeta. Lá você também pode nadar perto de tartarugas marinhas, leões marinhos e muitas outras criaturas que inspiraram a teoria da evolução de Charles Darwin. Por falar nisso, lá você também pode conhecer a estação de pesquisa do Charles Darwin.


Tanzânia


Enfim, uma savana africana, o sonho de muitos exploradores e amantes da natureza. A Tanzânia é um dos países mais protuberantes quando se trata de ecoturismo. Muitas caravanas são realizadas por trabalhadores locais para exibir e ensinar os turistas que escolhem a região como destino de viagem, foi assim que o país decidiu focar em fazer tudo isto da forma mais sustentável possível.


É também na Tanzânia que se localiza o vulcão adormecido que sempre impressionou os historiadores e geologistas que o estudavam, já também considerado um dos lugares mais altos do mundo, o monte Kilimanjaro. Este também é um dos maiores destinos para quem gosta de escalar.


O lago Tanganyika, um dos mais longos da África e do mundo, é um outro ponto positivo dentro da experiência dos seus visitantes.


A XPORT Jr.


O ecoturismo é um segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo. A Organização Mundial de Turismo (O.M.T) estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico.


Mas lembre-se que para realizar toda e qualquer viagem internacional você precisa de documentos como vistos e passaportes. Planejar antecipadamente e utilizar a assessoria de uma empresa especializada pode ser a solução certa para viajar o mais rápido possível e sem dores de cabeça.


Caso você deseje contratar algum de nossos serviços ou saber mais sobre outros destinos de viagens e dicas de planejamento, fale conosco clicando aqui.

44 visualizações0 comentário