Buscar
  • Yanna Alves

Conheça os Principais Meios de Transportes no Comércio Exterior, Seguros de Cargas e a Globalização



No cenário de comercialização de algum produto ou de variados tipos de mercadorias, é essencial uma organização em relação aos meios de transportes que irão transportar o produto para o seu destino, especialmente quando se trata de exportação. Nesse sentido, cabe a cada empresa decidir o seu principal meio de transporte, levando em consideração a otimização de custos e facilidades desses meios. A empresa também deve estar ciente que cada um destes meios de transporte possui suas vantagens e desvantagens.


Dessa forma, é importante ressaltar que no mundo globalizado em que vivemos, há sempre uma tentativa de encontrar soluções que facilitem a vida das pessoas, e com os meios de transporte no comércio exterior não seria diferente. Sendo assim, existem vários estudos onde especialistas tentam cada vez mais desenvolver novas tecnologias nesse setor, seja para fazer com que o gasto energia seja menor, assim também como para a redução na emissão de gases nocivos a natureza, utilização de energia solar como combustível para diminuir gastos, e outras inúmeras vantagens que tais meios tecnológicos podem possibilitar para esses modais de transporte.


Processo de Globalização nos Meios de Transportes


Nas últimas décadas, houve uma grande evolução da sociedade, ciência, tecnologia e economia, sendo evidente que os avanços tornaram o mundo globalizado, ou seja, diretamente interligado. Diante desse fato, há uma grande quantidade de relações comerciais entre os países, gerando vendas e compras, mais conhecidas como exportação e importação. Nesse sentido, diariamente ocorrem inúmeros negócios nesses setores, e as mercadorias vendidas ou compradas transitam em diferentes rotas do planeta.


Tendo em vista as mudanças e avanços citados anteriormente, os meios de transporte foram modificados e adaptados para serem mais modernos e eficientes, isso de acordo com as tecnologias empregadas neles. Nesse sentido, o que era antes era transportado por meio de tração humana (na pré-história o transporte de carga era realizado pelo próprio homem, utilizando suas pernas e força) ou tração animal (utilização de animais para transporte da carga), hoje em dia têm-se por exemplo, o transporte marítimo, que movimenta cerca de 75% do volume de cargas no mundo, transportando em média cerca de 100 mil toneladas.


Assim como o transporte aéreo, que tem contribuído para o fluxo de mercadorias internacionais, visto que esse tipo de transporte é mais rápido, com o tempo gasto de viagem relativamente pequeno. Portanto, nota-se uma enorme vantagem que esses avanços tecnológicos possibilitaram não somente para os transportes em si, mas para todo o comércio internacional.


Mas Afinal, Como São Classificados os Meios de Transportes no Comércio Exterior?


Os tipos de transportes para o Comércio Exterior podem ser classificados em:


- Transporte marítimo;

- Transporte ferroviário;

- Transporte aéreo;

- Transporte rodoviário.


Transporte Marítimo


Esse é o meio de transporte mais comum, principalmente para exportações. Geralmente, por causa do seu custo, podendo sair bem mais em conta que os demais meios de transporte. O frete marítimo também é considerado um dos mais seguros e confiáveis. Porém, este também possui algumas dificuldades, como uma maior burocracia e prazos de entrega mais longos.


Transporte Ferroviário


É considerado um dos mais baratos, pode ser usado para transporte aos países vizinhos do exportador, e também transporta cargas pesadas e possui menor risco de acidentes. Mas é um transporte que possui rotas fixas e inflexíveis, podendo assim depender de outro modal.


Transporte Aéreo


Se tornou o tipo de transporte mais eficiente, por conta da agilidade na entrega de mercadorias, visto que não tem a necessidade de se ater a trânsito e afins. Dessa forma, é indicado principalmente para cargas urgentes. Porém, este modal possui um alto custo, o que acaba inviabilizando seu uso para grandes cargas e cargas recorrentes.


Transporte Rodoviário


É considerado a forma de frete interno no Brasil mais comum, podendo ser usado também como transporte internacional para os países vizinhos, além de possuir pouca burocracia com relação a documentação. No entanto, possui uma baixa capacidade de carga e uma maior chance de perdas, roubos e acidentes.


Enfim, mediante às definições acima, conclui-se que é preciso fazer uma análise na hora de escolher qual transporte de carga usar, e como já dito, tudo irá depender das necessidades do cliente, tendo em vista sempre a urgência do cliente por determinada mercadoria e os custos relacionados a cada um dos modais apresentados, conservando sempre também a integridade do produto.


O Seguros de Cargas


Em um caso de exportação de produtos, é de extrema importância para o setor de logística proteger as mercadorias de seus processos de importações e exportações. Nesse sentido, quando determinada empresa deseja internacionalizar o seu produto, esta deve se ater a todas as burocracias e manter a sua mercadoria segura, logo, a importância do seguro dessas cargas é inestimável se você e sua empresa querem ter a tranquilidade e proteção caso riscos venham a se concretizar, apesar de não ser obrigatório. Mas, afinal de contas, o que é um seguro internacional de cargas?


De acordo com a Baroli Seguros, essa modalidade representa uma forma de evitar prejuízos, prevenir a sua empresa contra imprevistos e riscos que uma carga corre dentro do país e também ao cruzar as fronteiras brasileiras. Ele garante cobertura a eventuais incidentes como perdas, avarias e extravios durante todo o processo de viagem por terra, céu e mar. Logo, geralmente, os tipos de seguro de transporte internacional de carga são:


- Ampla A


Cobertura para quaisquer danos de causa externa, inclusive roubo da carga.


- Restrita B


Serve como uma garantia de prejuízo parcial e perda total da mercadoria em decorrência de acidente com veículo transportador (avião, caminhão, navio etc.), e também pode ter a cobertura de roubo adicionada.


- Restrita C


Cobre a perda total da mercadoria em decorrência de acidente com meio de transporte, e pode ter a cobertura de roubo adicionada.


Além destas, existem os seguros obrigatórios para o transportador Internacional. Cabe enfatizar que é importante não confundir os seguros internacionais de cargas (as mercadorias) com os seguros obrigatórios que os donos do meio de transporte devem contratar. Pois estes cobrem apenas o navio/caminhão/avião e não a carga em si. Logo, entre os seguros obrigatórios estão: RCA-C e RCTR-VI.


Portanto, conclui-se que os Meios de Transporte no Comércio Exterior são variados, e como dito anteriormente, dependem principalmente da necessidade de cada cliente e da disponibilidade necessária da empresa que irá exportar. Sendo assim, contextualizando com a questão da Globalização no setor de transporte, é importante enfatizar que tais meios estão em um constante processo de evolução, principalmente por conta das tecnologias empregadas nestes. Logo, falando em uma perspectiva futura, haverá uma facilidade cada vez maior para uma empresa transportar o seu produto com segurança e mais economia (com foco especial no transporte aéreo e marítimo), aplicando todas as exigências necessárias e se atentando em proteger sua mercadoria de quaisquer incidentes.


A XPORT Jr. Suporte e Consultoria Internacional


Agora que você já conhece um pouco mais sobre os principais meios de transporte para exportar o seu produto e sobre os principais seguros para proteger a sua mercadoria contra imprevistos e riscos, que tal conhecer mais sobre os serviços que a XPORT pode oferecer para ajudar no seu planejamento? Como uma empresa de Consultoria e Suporte Internacional, podemos auxiliar a conhecer as diferenças e as características dos principais meios de transportes no comércio exterior, pois como é evidente, o primeiro passo para exportar é selecionar um destino ideal e descobrir como inserir o seu produto nesse mercado.


Sendo assim, a consultoria de uma empresa especializada em Análise de Mercado Internacional, Planejamento de Exportação e Prospecção de Mercados pode ser o ideal para você! Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais.

238 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo