Buscar
  • Tatiane Andrade

Como dar os primeiros passos e superar o medo de empreender?

Atualizado: Mar 17


Você tem uma boa ideia mas tem medo de tirá-la do papel? Você não está sozinho! Desde de quem já tem um grande negócio, até quem ainda está organizando as ideias para tirá-las do papel, todos têm em comum esse sentimento que atrapalha a execução dos primeiros passos. Uma coisa importante a se pensar é que você já merece os parabéns pois alcançou o diferencial de se propor a organizar as suas ideias e demonstrar vontade de empreender. Além disso, todos esses sentimentos de incerteza e medo são completamente normais no ramo do empreendedorismo, principalmente para quem nunca empreendeu antes.

O primeiro passo é se perguntar: Você tem medo de que? Na maioria das vezes o medo não tem relação com a ação de empreender em si, mas sim com o que as pessoas mais próximas irão pensar. Medo de reprovação e de decepção tendem a se colocar acima do medo de empreender. O que não pode acontecer é evitar os medos, pois é muito importante entendê-los para chegar à conclusões que irão ajudar você a se tornar um empreendedor mais forte e confiante.

Você tem medo de perder dinheiro e medo de se endividar? Esses são uns dos principais medos e que na maioria das vezes impedem as pessoas de seguir em frente em seus objetivos e em suas vontades de realizar algo maior, ou seja, de empreender. É claro, você deve ser prudente no que tange a esses pontos, porém, o que não pode acontecer é deixar que esses medos comandem a sua vida. Para superar esses aspectos, planeje! O planejamento deve ser mantra na vida do empreendedor, principalmente em relação a vida financeira. Faça um planejamento financeiro, pense nos prós e nos contras de pegar empréstimos, tome cuidado para não misturar suas finanças pessoais com as finanças do seu negócio.

Você tem medo de fracassar? Segundo a pesquisa do Sebrae, 23,4% das empresas abertas não ultrapassou os dois anos de vida. O grande problema na maioria das vezes é as pessoas acharem que empreender é algo fácil e que não precisa de estudo, mas não é assim. Os resultados ruins existem em todos os âmbitos da nossa vida, e se mesmo tomando todos os cuidados na hora de abrir um negócio, não houver êxito, isso não quer dizer que foi um fracasso, mas que a experiência adquirida pode ser utilizada em trajetórias futuras.

Quando o medo bater lembre-se de todas as vezes que você sentiu medo de alguma coisa e que hoje essa coisa parece tão inofensiva. É normal ter medo do desconhecido, não deixe que esse medo impeça você de crescer. Como dito lá no início desse artigo, grandes empresários também tiveram medo de empreender e para conhecer e se inspirar um pouco na trajetória de vida de um deles recomendamos o filme “Fome de poder”, que mostra o caminho percorrido pelo criador da rede McDonald’s. Além disso, também existem vários outros livros e filmes que são verdadeiras aulas de empreendedorismo das quais é possível tirar várias lições.

Planeje e não tenha medo de crescer!

#Empreendedorismo #empreender #começandoempreender #empresasjuniores #XPORTJr

101 visualizações
contato.xportjr@gmail.com
Rodovia BR 465, Km 7 - ICHS, UFRRJ, Seropédica
CNPJ: 20.994.947/0001-72
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn