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  • Vitoria Damacena

A Força Dos Cabelos Brasileiros



Você sabia que o Brasil é a quarta potência mundial quando falamos de produtos de hair care? Nos últimos anos o país se consolidou no setor, e hoje os produtos brasileiros sãos os

queridinhos de muitos países.


Quer saber mais sobre o setor, e como você, pequeno empreendedor pode aproveitar as

infinitas oportunidades proporcionadas para o seu negócio? Esse artigo é para você. Nele

separamos as informações sobre a área brasileira de hair care, como ele tem performado nas exportações, e explicamos também o porquê do nosso fenômeno mundial!


O Que é o Setor de Hair Care


O termo hair care vem da expressão inglesa que significa cuidados com os cabelos,

tradução literal. Nela englobamos todos os infinitos produtos da categoria: Shampoo, condicionador, óleos, cremes e mais um milhão de novos produtos que surgem todos os dias.


Assim como toda a área de higiene pessoal, os produtos capilares fazem parte da gama

que o consumo não para de crescer, só no último ano as exportações o brasil exportou mais de 50 milhões de dólares, ficou com os cabelos em pé depois dessa, né?


Exportação de Produtos de Hair Care


No Brasil, essa indústria apresentou um crescimento intenso nos últimos anos, tendo

faturamento das empresas desse setor crescido em torno de 264%.1 Esse aumento tem feito com que a indústria de cosméticos apresente taxas de crescimento significativamente superior à taxa média do setor industrial em geral.


No ano passado, o mercado brasileiro de hair care foi especialmente beneficiado pela

intensificação dos hábitos de higiene pessoal, o que fez os consumidores aumentarem a

frequência dos banhos e, consequentemente, a lavagem dos cabelos. De acordo com o Painel de Dados de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), os shampoos tiveram um crescimento de vendas (ex-factory) de 7,9%, condicionadores de 18,6% e produtos de tratamento capilar de 12,6%, em comparação com 2019.


É importante destacar que grande parte de nossas exportações é alavancada por empresas

multinacionais instaladas no Brasil, que fazem operações intercompanies, ou de relevantes

players nacionais, que possuem atuação independente, sem o apoio do projeto. Mas cabe

também salientar que as empresas de pequeno a médio porte tem se mostrado cada vez mais relevante nesse setor.


Principais Países Exportadores


Agora que você já sabe como está a situação da exportação desses produtos, e como as

estratégias explicam o fenômeno no mercado mundial do setor, deixamos abaixo uma lista dos 4 países que mais exportam os produtos de hair care.


1º - Estados Unidos

2º - China

3º - Japão

4º - Brasil


O Brasil manteve a quarta posição em 2020 no ranking global de vendas de produtos de hair care, que totalizaram US$ 78,369 bilhões, um crescimento de 10,7% em relação a 2015, quando o faturamento foi de US$ 68 bilhões. Estados Unidos, que lideram o consumo com R$ 13,667 bilhões, são seguidos pelos pela China e Japão. Cabe destacar que embora nenhum país da União europeia apareça na lista, o continente por muito tempo foi o polo mundial quando pesamos em produtos de beleza.


Mas Por que o Brasil se Destaca no Setor de Hair Care?


Ser um potência dentro da categoria capilar mundial não veio do dia para a noite, pode-se

dizer que esse processo de alavancada brasileira se deu por que dois pilares: Inovação e

diversidade.


Inovação


No Brasil, o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos é o segundo que mais investe em Pesquisa e Desenvolvimento. E isso é o que impulsiona as vendas dos produtos, tanto pela curiosidade das pessoas quanto em acompanhar e provocar novas tendências. É um orgulho ter essa representatividade em termos de inovação, principalmente, levando em conta que temos muitas empresas multinacionais no país, afirma João Carlos Basilio, Presidente da ABIHPEC, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.


Diversidade


O Brasil em questão de diversidade de produtos para cabelos tem vantagem e hoje existem

inúmeras marcas que se diversificaram para atender ao público de cabelos crespos, cacheados e ondulados. Não só especificando ao público feminino, mas também ao público masculino que vem se interessando cada vez mais pelo autocuidado.


Como a XPORT Jr. Pode Ajudar o seu Negócio de Hair Care?


Competir com as grandes empresas tem se mostrado um desafio para os empreendedores

brasileiros. Acredita-se que a exportações de produtos são uma alternativa exclusiva para as

grandes empresas. Mas nós da XPORT Jr., procuramos demostrar através dos nossos serviços que sim, é possível, você pequeno/médio empreendedor, exportar seus produtos.


Nós da XPORT Jr., empresa de consultoria e suporte internacional, podemos, através dos nossos serviços, não somente ajudar no seu processo de exportação, como também realizamos análises de mercado, com o intuito de mapear detalhadamente as oportunidades do seu negocio no exterior. Através dos nossos serviços de planejamento de exportação, nós prestamos uma consultoria especializada para a sua empresa. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas oportunidades!

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