Buscar
  • João Winícius

O Mercado Global já aponta para sua próxima tendência: o Mercado Vegano

Atualizado: Mar 13



O Mercado Global nos últimos três anos tem tomado formas e desenhado sua próxima aposta: o Mercado Vegano. Isso se deve à um boom recente nas vendas e na procura de produtos veganos, que ao redor do planeta tem crescido de forma exorbitante, de alimentos à calçados. E segundo o IBGE, a tendência é apenas aumentar, como mostra dados recentes em que 14 % da população brasileira já se declara vegana e esses números surpreendem, pois em relação ao ano de 2012 o crescimento é de mais de 75 %!

O Mercado Vegano é até para quem não é vegano

Dados recentes comprovam que há uma procura desses produtos até mesmo por quem não é adepto a essa nova tendência global.

A estimativa da Euromonitor International é de que os produtos veganos movimentaram 12,6 Bilhões de Dólares só no ano de 2016, tal número se torna expressivo por ser um mercado em ascensão, e com a alta procura de produtos de origem vegana estima-se que o mercado desses produtos alimentícios cresçam num ritmo médio de 40% ao ano segundo a pesquisa feita pela empresa Ginger Strategic que é uma das maiores empresas na área de pesquisa do Mercado Vegano.

O crescimento expressivo do mesmo, deve-se ao fato de que a população mundial tem buscado cada vez mais por produtos de origem natural se atentando aos malefícios do excessivo consumo da carne, isso significa que esse é um mercado sem restrições e que tende a atingir a maioria da população mundial ao decorrer de seu crescimento.

Por quê o Brasil é visto como um dos precursores do Mercado Vegano?

Cada vez mais o mercado brasileiro se abre para as tendências mundiais e como já é de observação, a crescer do Mercado Vegano no mundo vê com ótimos olhos os produtos brasileiros no Comercio Mundial.

Todo esse otimismo deve-se ao fato da riqueza de produtos lançados todos os anos e da gigantes procura de seus consumidores.

De ótima aceitação, os produtos brasileiros concorrem cada vez mais entre si, sendo procurados pelo mundo inteiro pela sua qualidade da produção à escolha das matérias primas, e tendo em mente que há um crescimento médio de 40% ao ano desse mercado no mundo, esse seria o momento ideal para investir à fundo.

Tendências Veganas No Mundo

Um dos maiores exemplos de como o Mercado Vegano está crescendo mundo afora é o caso do Reino Unido, de acordo com a Instituição Vegan Society, no período de 2012 a 2016 houve um crescimento de 185% de produtos veganos lançados no país, para um mercado de aproximadamente 600 mil britânicos que tem uma tendência maior e mais afirmativa entre os jovens, sendo um modelo de vida que não é apenas uma tendência passageira.

O Mercado Vegano é um mercado que veio pra ficar, e um exemplo no Brasil é o crescimento massivo da marca Natura que, além de ser populares em muito países da América do Sul pela qualidade dos seus produtos serem de vegetais extraídos da flora brasileira, alia a sua colocação entre as 20° maiores marcas de cosméticos do mundo, segundo a revista Exame.

Os Selos Veganos como prospectivos de mercado.

Nessa alta do Mercado Vegano há uma preocupação intrínseca no que se refere a qualidade dos produtos, essa qualidade visa dar resposta a uma crescente busca por produtos que tenham Selos Veganos.

Estes selos são importantes para definir um produto vegano pois há uma distinção grande entre dois principais conceitos que são os de cruelty-free (livre de crueldade animal) e o vegan.Os produtos veganos ou vegan não usam nenhum ingrediente de origem animal, semelhante aos produtos que são livres de crueldade animal, pois estes mesmos não são testados ou utilizados em animais.

Tendo em vista que esses conceitos, por mais que sejam distintos, eles podem ser unidos também, o que já é feito por grandes marcas da área de cosméticos como a multinacional Biozenthi que une ambos os selos dados pela Organização Não- Governamental (ONG) P.E.T.A (People for the Ethical Treatment of Animals).

É importante analisar que esses selos são prospectivos mundiais para uma projeção de mercado exterior mais detalhada e que para ter uma noção mais específica, seria necessário analisar o produto para ver se ele se encaixa nos determinados padrões estabelecidos por esta ONG.

No Brasil, essas marcas podem ser consultadas através da ONG Projeto Esperança Animal (PEA) que detêm de uma extensa lista com as marcas nacionais que possuem estes selos.

O Mercado Vegano no Mundo

O avanço do veganismo no mundo é um estilo de vida crescente e isso já se tornou um fato, cada vez mais tenderemos a adotar uma nova perspectiva de menos consumo de produtos provindos de animais, como o consumo da carne vermelha. Segundo a USDA, em 2014 o número de animais abatidos pela indústria americana diminuiu em expressivos números de 400 milhões na comparação de 2007.

Em termos absolutos, isso significa uma diminuição em mais de 20 bilhões de toneladas de dejetos que afetariam o meio ambiente, a integridade da água potável e a emissão do gás metano na atmosfera, principal causador do Efeito Estufa e do Aquecimento Global.

O Mercado Vegano tem se mostrado como a principal tendência do Mercado Mundial e é de extrema importância se adaptar as novas tendências do mercado internacional desses produtos para ter sua marca globalizada e inserida num contexto crescente de veganismo.

Nós da XPORT Jr. entendemos muito bem que para ter uma boa projeção de mercado internacional, é necessário toda uma segurança, um serviço objetivo e descomplicado para a internacionalização do seu produto. Entre em contato conosco clicando aqui e buscaremos a melhor solução para suas necessidades!


56 visualizações
contato.xportjr@gmail.com
Rodovia BR 465, Km 7 - ICHS, UFRRJ, Seropédica
CNPJ: 20.994.947/0001-72
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn