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  • Raquel Thomaz

Cosméticos: Um Mercado Promissor para Exportações

Atualizado: Mar 13



O Brasil, em sua pluralidade produtiva, tem se destacado a nível mundial no que diz respeito a cosméticos. Empresas como a Natura já consolidaram seu nome e seus produtos no mercado internacional e vem potencializando ainda mais suas vendas e expandindo seus consumidores. Dessa forma, outras empresas a seguem e vem se mostrando com promissoras multinacionais.

Exportação das pequenas e médias empresas de cosméticos

Que o mercado internacional está aberto a receber cosméticos brasileiros não é novidade. O diferencial aparece quando pequenas e médias empresas cosmetológicas apresentam índices que comprovam seu crescimento fora do Brasil. Elas estão avançando a ponto de começarem a se consolidar em lugares como Europa, Ásia e Estados Unidos.

Além disso, uma boa alternativa encontrada por empresas com baixo capital financeiro e que ainda assim quer investir no exterior é aproveitar países com proximidade geográfica. Países da América Latina, por exemplo, possuem vantagens significativas quanto a barreiras tarifárias e cotação de frete. As exportações para países pertencentes ao Mercosul ultrapassaram 30% em 2017, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Um exemplo de consolidação internacional de empresas desse porte e impulsionamento das vendas foi o case da Felps Professional. Esta investiu além do território nacional e aumentou suas vendas em 50%, além de aumentar seus clientes em 40%. A mesma é uma empresa nova e produz cosméticos de tratamento capilar e de barbear. Atualmente, a empresa exporta para mais de dezoito países.

Cosméticos “a cara” do Brasil e sua importância no mercado internacional

Seja influenciado pelo Mercado da Saudade, que é a preferência dos brasileiros espalhados pelo mundo por produtos de origem nacional, ou pelo alto teor de ingredientes naturais nos cosméticos brasileiros, essa preferência vem alavancando no ranking de escolha dos estrangeiros.

Um exemplo consolidado desse fator é a marca Natura e sua abrangência no mundo. Conhecida por produzir cosméticos com ingredientes da flora brasileira, principalmente amazônica, ela possui um elevado índice de exportação, sendo muito popular em países latino-americanos e na França. Ademais, é tida como a 20ª maior empresa internacional e cosméticos do mundo, segundo a revista Exame.

Para que casos como o da Natura seja recorrente, é necessário que se tenha bem delimitado a partir de dados tangíveis, qual o melhor lugar para investir na exportação do produto. Para isso, empresas como a XPORT Jr. investem pesadamente em Análise de Mercado Internacional para seus clientes, de forma que estes tenham o destino certo para aumentar sua lucratividade. Saiba mais sobre isso clicando aqui.

O crescimento de exportações de cosméticos para o Oriente Médio

É evidente, analisando o cenário internacional, que os países do continente asiático estão vindo com força total para o mercado global. Sendo assim, eles vêem nos cosméticos brasileiros um valor agregado tão significativo que os índices de importações destes por nossos produtos do setor só aumentam. Esse índice já cresceu mais de 20%, segundo a Folha de São Paulo.

Esses resultados foram muito impulsionados por eventos como a Copa e as Olimpíadas no Brasil, que divulgou a flora do país e como os produtores aproveitam dela. Isso abriu os olhos de compradores asiáticos que perceberam nos cosméticos desse território uma qualidade não encontrada em outras partes do mundo. Assim, ano após ano, a relação comercial com esses países se estreita e as marcas brasileiras ganham mais mercado consumidor e consolidam sua marca.

É importante salientar que apesar do mercado ser promissor para esse continente, cada país possui uma legislação específica para aceitar cosméticos de outros países. Dessa forma é de fundamental importância que seja feito um levantamento e um planejamento para que a exportação seja bem sucedida e legalizada. A XPORT Jr. é referência nesse serviço e pode apresentar todas as burocracias exigidas para que esse processo seja mais facilitado e seguro.

O Consumo consciente de cosméticos no mundo

O número de veganos no mundo aumentam exponencialmente nos últimos anos. Até os não adeptos vem buscando aumentar o consumo consciente e produtos com certificados de veganos e cruelty free vem liderando as preferências dos consumidores. Com o setor de cosméticos isso não poderia ser diferente e essa procura específica de produtos com a menor ação produtora em animais atingiu um âmbito global.

Pesquisas indicam que até o ano de 2025, o mercado vegano de cosméticos deve atingir por volta de U$ 20,8 bilhões, segundo o Grand View Research Inc. Dessa forma, os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto aos certificados das empresas e investir no não teste em animais pode ser um bom caminho para conquistar esse mercado.

O ramo de cosméticos muda constantemente e é de suma importância dotar de informações atualizadas e precisas a respeito da situação internacional do produto. Assim, para garantir um serviço seguro e descomplicado, a contratação de empresas de consultoria, como a XPORT Jr. se faz importante e fundamental para a garantia da internacionalização de seus produtos. Entre em contato conosco e buscaremos a melhor solução para sua demanda!

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