Buscar
  • Amanda Vieira

Consumo Consciente: A nova tendência do comércio mundial.

Atualizado: Set 18



Em 2019, uma das principais tendências comerciais é o consumo consciente. Essa tendência, influenciada por uma onda de responsabilidade ambiental, mais forte entre pessoas jovens, trouxe mudanças significativas para os padrões de consumo. Uma delas é que os consumidores passam a ver como decisivo, além de questões de preço e qualidade, o impacto socioambiental do produto que irão comprar.


Além disso, como reforço ainda há o fato de que a adoção de uma postura ambiental responsável traz vantagens para o empreendedor, como a redução dos custos de produção e o fortalecimento da marca, a qual irá agregar valor para si ao se posicionar como ecologicamente correta. Em um mundo cada vez mais preocupado com o bem-estar pessoal e ambiental, forma-se, portanto, um nicho de produtos sustentáveis extremamente vantajoso a ser explorado.

Quer Saber Quais São Os Nichos Sustentáveis De Grande Potencial? Aqui Estão Alguns Deles:

Biojoias e Ecojoias


A moda sustentável tem ganhado cada vez mais adeptos entre os consumidores. Segundo a análise do site Lyst, especializado em consumo virtual, a procura por produtos sustentáveis teve aumento de 66% em 2018. Considerando que a indústria da moda é uma das que mais polui o meio ambiente, marcas que prezam pela responsabilidade socioambiental, utilizando técnicas sustentáveis em todas as etapas da produção, ganham destaque e preferência dos consumidores.


Dentre os principais nichos da moda sustentável está o de biojoias e ecojoias. Estes produtos são fabricados de forma a não agredir o meio ambiente. Utilizam, para isso, técnicas sustentáveis na extração da matéria-prima, na confecção da peça e, ainda, respeitam as comunidades indígenas e outros povos da floresta no processo de produção e venda.

Embalagens ecológicas


Uma vez que o desperdício de materiais que possuem um longo tempo de decomposição, como o plástico, o alumínio e o vidro, é gigantesco no que se refere às embalagens tradicionalmente usadas, a demanda por opções ecológicas cresce cada vez mais. As empresas que atuam na fabricação de embalagens ecológicas, portanto, apresentam destaque, já que a pressão dos consumidores por produtos de baixo impacto ambiental só aumenta.

Beleza sustentável


Notoriamente, o ramo da beleza apresenta destaque na adesão de produtos sustentáveis. Os consumidores estão cada dia mais sensíveis a assuntos como teste de produtos em animais, poluição, principalmente por meio de microfibras de plástico, entre outros relacionados à sustentabilidade. Isto faz com que a procura por cosméticos orgânicos e ecologicamente responsáveis ganhe enorme relevância, tornando-se estes os preferidos dos consumidores.

Percebeu que o consumo consciente é um ramo com enorme potencial lucrativo e quer analisar o cenário internacional para exportar seus produtos? Fale conosco para te auxiliarmos nesse processo! Clique aqui para saber mais e garanta uma exportação bem-sucedida.


61 visualizações
contato.xportjr@gmail.com
Rodovia BR 465, Km 7 - ICHS, UFRRJ, Seropédica
CNPJ: 20.994.947/0001-72
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn