Buscar
  • Jhonatan Bento

Cartão Cidadão Português: Saiba o que é, quais as vantagens, os benefícios e funcionalidades de obte

Atualizado: Mar 13



O que é o Cartão Cidadão Português?

Dúvidas acerca da emissão do Cartão Cidadão português têm sido corriqueiras paras os cidadãos que adquiriram, recentemente, a nacionalidade portuguesa. (Clique aqui para saber como emitir a sua dupla nacionalidade portuguesa) Isso advindo das facilitações e de uma diversidade de benefícios integrados num cartão magnético, similar a um cartão de crédito, que possui um chip de armazenamento com todos os dados pessoais do indivíduo, além de uma área para leitura óptica e contato de certificação digital. A obtenção desta certificação beneficia diretamente aos usuários que necessitam de funcionalidades como por exemplo uma identificação multifuncional, pois este cartão agrupa um conjunto de informações relacionadas ao: documento do sistema de saúde; identificação de segurança social; serve para o uso de comprovante de identidade em viagens para a União Europeia; é obrigatório para aqueles que já possuem seis anos de idade; e para aqueles que almejam ingressar nos serviços públicos de Portugal.

Vantagens, benefícios e funcionalidades na obtenção do Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão substitui o Bilhete de Identidade e o Cartão de Contribuinte e carrega um número plural de funções, permitindo a autenticidade eletrônica para fins de ingressos nos serviços públicos e privados, uma vantagem que se torna ímpar para facilitar a conquista de emprego em todo o território português; também funciona como assinatura digital de documentos, tendo a mesma validade que uma assinatura realizada manualmente, podendo agilizar e facilitar processos mais burocráticos, além de estar contribuindo para a economia e boa gestão do seu tempo; e como um banco de dados que envia informações de identificação pessoal no contatos com a Administração Pública e até em transações autorizadas pelo cidadão. Outra gama de benefícios e funcionalidades está na indispensabilidade, para nativos, do passaporte para viagens em todas as cidades de Portugal e no continente Europeu, o que com apenas o cartão cidadão em mãos, o direito de desbravar a região é garantida; um outro benefício é a inclusão do número de contribuinte, o equivalente ao CPF do Brasil, importante frisar que esse é gerado após uma movimentação bancaria no território português, a partir desse momento será recebido pelo dono do cartão uma carta do Ministério das Finanças de Portugal, este com o objetivo de protocolar e solicitar a indicação de um representante fiscal na cidade de Portugal, caso seja de desejo do indivíduo que o requereu; ademais, com este documento, é possível votar, realizar a abertura de contas bancárias e solicitar serviços e benefícios de modo geral. Uma das maiores vantagens do Cartão Cidadão, para cidadãos de nacionalidade brasileira que vivem em Portugal, é que ele serve para acelerar a desburocratização de serviços básicos que são essenciais para qualquer indivíduo, para estes não é possível viajar na Europa sem passaporte, mas é usado facilmente para a abertura de contas, exercer a cidadania ao votar, usar serviços de saúde etc.

Como emitir o cartão cidadão a partir de um baixo custo?

O processo de retirada do Cartão Cidadão exige uma burocracia que pode fazer com que o interessado desista de usufruir de tais benefícios e funcionalidades que o possui. Tais tramites podem durar, dependendo do local de retirada, entre três semanas a dois meses. Nestes processos são incluídas uma série de burocracias, organização de documentação, preenchimentos de formulários e agendamentos em algumas embaixadas e consulados. Normalmente você precisa sair de casa para obter o seu cartão, indo até consulados e embaixadas, mas que exige um processo anterior de levantamento de documentação necessária e preenchimento de formulários na internet, enviar documentos pelos correios também está presente no processo. Embora com essa aparente facilidade, você precisa de atenção e um guia para o preenchimento dos questionários necessários, além de todo o cuidado para evitar erros, evitando que o seu investimento seja vão. Para a emissão do cartão cidadão, algumas empresas oferecem este serviço, de assessoria internacional (o projeto de retirada do cartão cidadão), garantindo aos seus clientes conforto e comodidades, que nestes, na maioria das vezes, são cobrados preços elevados para a realização desse tipo de trabalho, que, embora por alguns seja um projeto considerado simples, tal atividade necessita de segurança e preocupação, pois se você não cumprir exigências simples, você poderá perder a oportunidade e facilitações contempladas pelo Cartão Cidadão.

Há empresas juniores que também realizam projetos de assessoria internacional e dão suporte para pessoas que precisam de serviços de qualidade como o de obtenção desse tipo de documento. E por estar preocupada em impactar o mundo e vender sonhos, os juniores cobram um valor menor em relação ao mercado nacional, além dos seus clientes estarem contribuindo diretamente para a capacitação dos seus membros e da empresa. Se você busca comodidade, segurança e facilidade para a retirada do seu Cartão Cidadão, seja ele para usar das suas funcionalidades simples, como identificação ou assinatura digital, você precisa de um uma empresa de confiança e que possa realizar, com segurança, conforto e qualidade, esse serviço para você. Se você está interessado na emissão do Cartão Cidadão Português e tem a intenção em realizar um investimento de baixo custo para essa aquisição, além de contribuir para a capacitação de juniores, você pode ter uma conversa rápida conosco clicando aqui. A XPORT Jr. Consultoria e Suporte Internacional, primeira Empresa Junior de Relações Internacionais federada ao Movimento Empresa Junior oferece serviços de assistência internacional que vão desde a emissão de passaportes, retirada de vistos (link do serviço), dupla nacionalidade portuguesa e italiana (link do serviço) à planejamento de exportação e importação (link do serviço).​


103 visualizações
contato.xportjr@gmail.com
Rodovia BR 465, Km 7 - ICHS, UFRRJ, Seropédica
CNPJ: 20.994.947/0001-72
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn